Entre os dias 12 e 14 de outubro, será realizado o CBR 17 – Congresso Brasileiro de Radiologia, evento anual organizado pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR). Novamente, será em Curitiba (PR), no Centro de Convenções Expo Unimed. As inscrições serão abertas em breve.
O conteúdo do evento contará com diversas novidades – haverá a inclusão de temas que não fizeram parte de edições anteriores, como Radiologia Pediátrica e Defesa Profissional. No entanto, um dos grandes avanços se dará no curso de Mama, graças a uma parceria que a Comissão de Mamografia do CBR fechou com a Sociedade Ibero-americana de Imagem Mamária (SIBIM) – ela levará real impacto para a programação de aulas.
“A SIBIM é uma sociedade médico-científica que tem como objetivo aproximar os médicos especialistas em radiologia mamária nos países da América Latina, assim como contribuir para a melhoria do nível científico e educacional do diagnóstico por imagem e intervenção da mama, em todos seus aspectos”, explica Dra. Linei Urban, coordenadora da Comissão de Mamografia e uma das responsáveis pela negociação da parceria.
Com a parceria, a SIBIM traz, simultaneamente ao CBR 17, o seu XI Congresso Ibero-americano de Imagem mamária. Ela lembra que vários países já foram sede do congresso deles, sendo os mais recentes o Equador (2014), a República Dominicana (2015) e o Uruguai (2016). Suas línguas oficiais são o português e o espanhol, recebendo habitualmente mais de 300 participantes.
“O Brasil já vem participando ativamente desses eventos. Mas, este ano, teremos o privilégio de sermos o país sede. Já temos confirmados vários nomes de palestrantes internacionais, como os doutores Melcior Sentís (Espanha), Javier Rodriguez Lucero (Argentina), Ruby Espejo (México), Javeir Romero (Colombia) e Miguel Pinochet (Chile)”, afirma.
Dr. Dante Luiz Escuissato, diretor científico do CBR, acredita que, devido a essa aliança, deverão vir ao Brasil entre nove e dez palestrantes para o Congresso. Ele ressalta que “os congressos médicos são um ponto de convergência da especialidade e é neles que as inovações técnicas e científicas são apresentadas”.
Os principais temas abordados serão os padrões de apresentações das lesões nos diversos exames de imagem da mama, além de discussões sobre técnicas intervencionistas, utilização do BI-RADS® e correlação anatomopatológica. Haverá também uma sessão sobre segurança na utilização das novas tecnologias e contrastes e mama. “Contamos com a presença de todos!”, convida Dra. Linei.
Saiba mais sobre a SIBIM
A Sociedade Ibero-americana de Imagem Mamária (SIBIM – http://sibim.org/) foi criada em 2005, a pedido de um grupo de radiologistas espanhóis, de acordo com o Colégio Interamericano de Radiologia (CIR), com o objetivo de representar o meio geográfico, cultural e científico ibero-americano em todas as suas questões sociais, assistenciais, docentes e de pesquisa ligadas ao diagnóstico e intervenção da mama.
Seu objetivo é aproximar médicos especialistas em Radiologia diagnóstica dos países da América Latina e da Espanha, e incentivar o desenvolvimento do Diagnóstico por Imagem e da Intervenção da Mama, em todos os seus aspectos.
A SIBIM olha para a questão dos direitos e deveres dos radiologistas dedicados à área e propõe orientações a outras sociedades e instituições científicas. Também visa contribuir para a melhoria do nível científico e promover relações com outras especialidades, associações, sociedades e organizações nacionais e internacionais relacionadas com a área de interesse.