07 de novembro de 2018 - Thiago Braga

“Educa CBR”! Conheça esse novo momento nas ações educativas do Colégio

Alinhado às suas missão e visão, o CBR traz mais uma grande novidade para os radiologistas de todo o Brasil: o “Educa CBR”, que marca a inauguração de um novo momento nas ações educativas ofertadas pela instituição.

O projeto nasceu a partir das importantes iniciativas que o Colégio já vem desenvolvendo na área de educação com foco na formação e atualização dos médicos radiologistas, potencializando-as com atenção aos dois agentes de todo processo educacional: Professor e Aluno.

No que diz respeito ao professor, o “Educa CBR” atuará voltado para despertar no docente o desejo de compartilhar e difundir o seu conhecimento, motivando-o a unir-se ao Colégio para atuar em favor da especialidade, gerando valor e construindo um legado para a sociedade.

Dentro desse contexto, o CBR oferecerá todo o suporte aos professores parceiros para que tenham o processo de elaboração dos planos de aula facilitados e possam se dedicar aos momentos de interação com os alunos.

Já o aluno poderá usufruir de uma metodologia construída para atender os seus anseios, com grande destaque para a aprendizagem por meio da análise de casos clínicos e outras situações da realidade profissional.

Todas as ações do “Educa CBR” consideram a influência mútua entre novas e antigas gerações. Por isso, a aprendizagem mediada por Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) terá importante papel nos próximos cursos e ações do Colégio, assim como a troca de experiências será valorizada, ampliando consideravelmente a experiência de aprendizagem mútua.

O “Educa CBR” é alicerçado em quatro grandes pilares conceituais:

Metodologias Ativas da Educação: visão do aluno no centro do processo de Ensino e Aprendizagem;

Andragogia (como o adulto aprende): Privilegia a necessidade de resolver “problemas”, um processo de ensino e aprendizagem focado no desenvolvimento de um senso crítico-analítico e não em teorias passadas de forma unidirecional.

Flipped Classroom (ou sala de aula invertida): O aluno acessa a conteúdo de forma antecipada (online) para que o tempo em sala de aula seja otimizado, propiciando o conhecimento prévio sobre o conteúdo e interação com os colegas para resolver os problemas.

ABP – Aprendizagem Baseada em Problemas: Aprendizagem por meio da resolução colaborativa de desafios e discussões profundas de casos interdisciplinares.

Na prática

O CBR contará com um Centro de Educação Médica Continuada (CEMC), que funcionará na sua sede em São Paulo. O CEMC passará a receber com maior frequência cursos e ações educativas presenciais, como também concentrará a produção de conteúdos que serão oferecidos em um ambiente virtual inovador, proporcionando maior alcance das ações educativas do CBR por todo o Brasil.

Não deixe de fazer parte dessa transformação. Acompanhe nossas mídias sociais e fique por dentro das próximas novidades!