Mais de 1,4 mil médicos se inscreveram para a edição 2022 da Prova de Título de Especialista e Certificado na Área de Atuação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR).
As inscrições foram realizadas de 4 a 28 de abril, no site do CBR. As provas acontecem dias 3 de julho (teórica, realizada online) e 31 de agosto (prática), em Florianópolis (SC), junto ao 51º Congresso Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR22), realizado pelo CBR.
O CBR emite os seguintes Títulos de Especialista:
– Radiologia e Diagnóstico por Imagem
– Radiologia Intervencionista e Angiorradiologia
– Ultrassonografia Geral
E Certificados de Área de Atuação:
– Densitometria Óssea
– Ecografia Vascular com Doppler
– Mamografia
– Neurorradiologia Diagnóstica
– Neurorradiologia Terapêutica
– Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia
Conforme convênio firmado com a AMB, apenas o CBR tem a legitimidade de conceder e expedir os títulos de especialista ou os certificados nestas áreas de atuação.
Conforme resoluções do CFM (2.148/2016 e 2.221/2018), somente após conclusão de residência credenciada pelo MEC ou aprovação em prova de título concedido pelas sociedades de especialidades, por meio da AMB, como o CBR, o profissional passa a ter comprovação de que possui formação acadêmico-científica adequada e está apto a exercer a especialidade com ética, responsabilidade e competência.
61% dos médicos brasileiros têm pelo menos um Título de Especialista
Atualmente, 61,4% dos mais de 478 mil médicos brasileiros possuem pelo menos um título de especialista, segundo o estudo Demografia Médica Brasileira 2020, realizado por meio de cooperação técnica entre a USP e o CFM. Radiologia e Diagnóstico por Imagem é uma das dez especialidades com maior número de especialistas, 3,3% do total. No país, são 6,77 especialistas em Radiologia e Diagnóstico por Imagem para cada 100 mil habitantes, ainda de acordo com o levantamento.
Além de poder se apresentar como especialista, o título garante ao profissional vantagens em processos seletivos realizados por muitas instituições públicas e privadas e possibilidade de remuneração maior junto aos planos de saúde, entre outras. Os Títulos de Especialista e Certificados de Área de Atuação são emitidos em conjunto com a AMB.