No Agosto Laranja, mês de conscientização sobre a Esclerose Múltipla (EM), o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) realizou um webinar sobre a doença, na noite desta segunda-feira (8). A conferência online do CBR teve o tema “Uma avaliação prática dos aspectos clínicos e de imagem das doenças desmielinizantes”. A EM é considerada uma doença autoimune e desmielinizante que afeta o sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal).
O Webinar teve uma apresentação da neurologista Anna Christiany Brandão Nascimento, doutora em Neurologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem. “O Agosto Laranja é muito importante para dar mais visibilidade à esclerose múltipla e seus impactos na vida das pessoas”, destacou ela. “As doenças desmielinizantes são um amplo espectro de distúrbios do sistema nervoso central que geralmente podem ser diferenciados com base em achados clínicos, de imagem, laboratoriais e patológicos”, explicou.
Anna Christiany fez sua apresentação acompanhada de Nathalie Stéphanie Meneguette, oftalmologista especialista em retina e neuroftalmologia. Foram abordados temas como:
– O que são Doenças Desmielinizantes Idiopáticas (IIDD)?
– Esclerose Múltipla (remitente, recorrente, secundariamente progressiva, primariamente progressiva, forma benigna)
– ADEM (Encefalomielite Aguda Disseminada) / MOGAD (Myelin oligodendrocyte glycoprotein antibody-associated disease)
– SDNMO (espectro da Neuromielite óptica) / MOGAD
– MOGAD
RM é uma importante ferramenta
Também foram apresentados por Anna Christiany estudos de casos e um resumo de seu trabalho de doutorado, que teve o tema “Características da ressonância magnética convencional, volumetria cerebral e carga lesional pelo MSMetrix da forma óptico espinhal da esclerose múltipla”. Ela declarou que: “A ressonância é uma importante ferramenta paraclínica na avaliação do paciente com EM. Os artigos já reconhecem a importância e isso deve ser relacionado com a clínica do paciente, com as imagens convencionais, com os biomarcadores”.
O webinar também teve participação de Ronaldo Baroni, diretor científico adjunto do CBR, Leonardo Lopes de Macedo, Pablo Picasso de Araújo Coimbra, Felipe Pacheco, Paulo Roberto Valle Bahia e Eric Pinheiro de Andrade. Eles teceram elogios à apresentação e comentaram sobre o momento de escassez de contraste.
Sobre o webinar promovido pelo CBR, Anna Christiany comentou: “A gente conseguiu apresentar o que tem de mais moderno, as atualizações”. Assista na íntegra:
Webinar CBR
Importante ação educativa do Colégio, o Webinar CBR aborda temas de interesse geral, sempre com grandes nomes da especialidade, estimulando a participação dos colegas radiologistas. Quem participa ao vivo pode interagir e enviar perguntas aos participantes.
Nas edições anteriores, os temas foram: Níveis de Referência Diagnóstica (DRL) e Estratégias para gerenciar a escassez de meios de contraste na radiologia.
Leia também | Níveis de Referência Diagnóstica – DRL no Webinar CBR: “Temos que harmonizar os procedimentos”, defende Graciano Paulo