20 de junho de 2024 - Gustavo Cardozo

O Programa Scholarship CBR-ESOR, parceria entre o Colégio Brasileiro de Radiologia e a Escola Europeia de Radiologia, que conta com o apoio da Bayer, contempla os três ganhadores com bolsas de estudo na Europa

Legenda: Entrega dos certificados para os contemplados do programa Scholarship CBR-ESOR 2024. Da esquerda para direita estão: Dra. Cibele Carvalho – Presidente do CBR, Dr. Vítor Carminatti, Dra. Daniela Pupo – Gerente médica de Radiologia da Bayer, Dr. Renato Toshio, Dr. Ronaldo Baroni – Diretor Científico do CBR e Dr. Mateus Esmeraldo
Crédito: CBR

Os três residentes contemplados pelo Programa Scholarship ESOR-CBR 2024 receberam o certificado no dia 14 de junho de 2024 em uma cerimônia no formato híbrido, realizada na sede do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) em São Paulo (SP).  Durante a cerimônia de entrega, estiveram presentes a Dra. Cibele Carvalho – Presidente e o Dr. Ronaldo Baroni – Diretor Científico. Já pela Bayer, apoiadora do programa, a Dra. Daniela Pupo, gerente médica de radiologia da Bayer. Os ganhadores das bolsas de estudos oferecidas pela European School of Radiology (ESOR) foram os doutores: Mateus Esmeraldo, Renato Toshio e Vítor Carminatti. 

Para serem selecionados para a bolsa de estudo na Europa, os doutores tiveram que passar por um processo seletivo inicialmente definido pelas notas na Avaliação Anual de Residentes e Aperfeiçoandos em 2024, além de passar por uma análise curricular feita integralmente pela ESOR. Os ganhadores terão a oportunidade de acompanhar um programa de residência altamente qualificado na Europa, indicado pela ESOR e na subespecialidade escolhida por eles. Os ganhadores receberão um valor de R$20 mil, oferecido pela Bayer, para subsidiar as suas despesas de passagem, acomodação, alimentação e seguro saúde, já que o treinamento será oferecido gratuitamente.

+Leia mais:RAD É ESSÊNCIA: CBR lança campanha e manifesto pela valorização da especialidade

Durante a cerimônia de entrega dos certificados, os contemplados ouviram palavras de incentivo dos representantes do Colégio. A Dra. Cibele Carvalho – Presidente do Colégio fez questão de falar sobre a valorização do médico radiologista: “Nós somos radiologistas, sabemos muito a respeito da medicina, e a gente precisa valorizar isso, inclusive buscando uma remuneração que corresponda a todo esse desempenho que vocês demonstraram neste momento”.

Legenda: Dr. Renato Toshio recebendo o certificado do Scholarship 2024
Crédito: CBR

O Dr. Renato Toshio é natural de Presidente Prudente, interior de São Paulo, formado na Unifesp e faz residência no HC da USP. Ele optou em fazer o estágio no King’s College Hospital, em Londres, no Reino Unido, na área de Musculoesquelético. O doutor agradeceu a oportunidade de poder participar do programa: “Gostaria de agradecer o empenho do CBR em fazer esse programa, por manter um bom contato com a Sociedade Europeia e com a Bayer. O programa realmente estimula muito, tanto para fazer pesquisa científica quanto para continuar estudando e dar a oportunidade de conhecer a radiologia internacionalmente”.

Legenda: Dr. Mateus Esmeraldo recebendo o certificado do Scholarship 2024
Crédito: CBR

O Dr. Mateus Esmeraldo é formado pela Universidade Federal do Ceará – Sobral e faz residência no HC da USP. O doutor fará seu estágio na área de Neurorradiologia, em Cambridge, na Inglaterra. Ele contou que é a realização de um sonho: “É a realização de um sonho mesmo, eu sempre quis ter uma experiência fora justamente na área da pesquisa, é uma área que em São Paulo temos um nicho muito forte, mas não podemos nos limitar apenas a um país”. O doutor ainda completou: “Ter essa experiência agora, no fim da residência, acredito que foi o momento perfeito”. 

Legenda: Dr. Vítor Carminatti recebendo o certificado do Scholarship 2024
Crédito: CBR

Fique por dentro das redes sociais do CBR, nos siga no Instagram Facebook e LinkedIn

O Dr. Vítor Carminatti é de São Paulo (SP), formado pela USP e faz residência no Hospital Israelita Albert Einstein. O doutor escolheu pela área de pediatria, no hospital Guy´s & St Thomas, em Londres, no Reino Unido. Ele fala sobre a importância de conseguir o intercâmbio neste momento da carreira: “Conseguir fazer esse processo no final da residência, faz muita diferença para quando formos nos inserir no mercado de trabalho. Não apenas pelo diferencial profissional, mas também pela experiência pessoal adquirida”.