02 de outubro de 2024 - Gustavo Cardozo

CBR parabeniza posse da diretoria e de conselheiros radiologistas para o CFM na gestão 2024-2029

Crédito: CFM

O Conselho Federal de Medicina (CFM) empossou nesta terça-feira (1º de outubro) os conselheiros federais – titulares e suplentes – eleitos para o quinquênio 2024-2029. Como entidade máxima da medicina brasileira, o CFM receberá os médicos eleitos para colaborarem com suas perspectivas regionais e experiências profissionais na criação de regulamentos e normas que definirão a prática médica e o cuidado ao paciente no Brasil nos próximos anos.

O Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) comemorou a eleição de dois representantes da especialidade para essa importante atividade. “O CBR atua alinhado ao CFM, instituição que tem um papel estratégico para o exercício da medicina. Fazer parte da direção é uma oportunidade única de estreitar o relacionamento e inserir, cada vez mais, a pauta da especialidade na agenda da medicina nacional”, comenta Cibele Carvalho, presidente da instituição e conselheira suplente eleita pelo estado de Minas Gerais.

Fique por dentro das redes sociais do CBR, nos siga no Instagram Facebook e LinkedIn

Cibele Carvalho, que acompanhou a solenidade, parabenizou ainda os eleitos para a diretoria do CFM, bem como os conselheiros. Por unanimidade, dr. José Hiran da Silva Gallo foi escolhido para continuar à frente do Conselho. Com ele, foram definidos ainda os ocupantes dos outros 11 cargos de comando e os três integrantes da Comissão de Tomada de Contas. 

Conheça os conselheiros especialistas em radiologia e diagnóstico por imagem:

Cibele Alves de Carvalho, conselheira federal suplente, eleita pelo Estado de Minas Gerais. Formada em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) desde 1993. Cumpriu residência médica de Clínica Médica, na Santa Casa de Belo Horizonte, e possui especialização em Radiologia e Diagnóstico por Imagem na Santa Casa de Belo Horizonte, concluída em 1998. Foi presidente do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM-MG) entre 2020 e 2022. Na diretoria da autarquia, ocupou ainda os cargos de tesoureira e vice-presidente, além de ter sido coordenadora dos Departamentos de Fiscalização e de Comunicação. No CFM, participou da Comissão de Integração de Médicos de Fronteira; da Comissão Permanente de Apoio à Coordenação do Programa Doutoral em Bioética; e de Avaliação de Novos Procedimentos. Fez parte também das Câmaras Técnicas de Pediatria; Humanidades; Bioética; Gestão Documental; Transparência do CFM; e Cooperativismo Médico. Contribuiu ainda com os Grupos de Trabalho de Análise da Ozonioterapia e de Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes.

+Leia mais: Confira como foi o segundo dia do CBR 24

Leonardo José Araújo Macêdo de Alcântara, conselheiro federal suplente, eleito pelo Estado do Ceará. Formado em medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC) desde 2007. Cumpriu residência médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará. Participou de programa de observational fellowship na Universidade de Stanford, com foco em Breast MRI | Mammography. Foi diretor e presidente da Sociedade Cearense de Radiologia. É médico radiologista do Instituto Dr. José Frota (IJF) e do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) da Universidade Federal do Ceará.

Veja algumas fotos da cerimonia:

Legenda: Da esquerda para direita estão: a Dra. Mayra Veloso – 2ª Secretária do CBR, o Dr. Rubens Chojniak – 1º Vice-presidente e a Dra. Cibele Carvalho – Presidente do CBR
Crédito: CFM
Legenda: Dra. Cibele Carvalho – Presidente da CBR durante a Cerimonia de posse no CFM
Crédito: CFM
Legenda: Dra. Cibele Carvalho – Presidente do CBR ao lado do Dr. Rubens Chojniak – 1º Vice-presidente Crédito: CFM