O Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) e a Frente Parlamentar de Medicina (FPMED) se reuniram nesta terça-feira (19 de novembro), às 11h, em Brasília (DF), para discutirem sobre o rastreamento de câncer de mama no Brasil. Participaram pelo CBR, a Dra. Cibele Carvalho – Presidente, Dr. Rubens Chojniak – 1º Vice-presidente, Dra. Linei Urban – Diretora Cultural e Dr. Bernardo Tessarollo – 1º Secretário e pelo Ministério da Saúde, o Dr. José Barreto Carvalheira – Coordenador Geral da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer – CGCAN subordinada ao Gabinete da SAES/MS.
+Leia mais: Inscrições abertas para a Avaliação Anual de Residentes e Aperfeiçoandos 2025
A reunião foi marcada através de uma solicitação do senador Hiran Gonçalves – Presidente da FPMED após demanda do CBR para a Frente Parlamentar da Medicina. O Colégio apresentou três pautas, foram elas:
- A ampliação do acesso a pacientes do SUS a exames de mamografia;
- A ampliação da faixa etária do rastreamento do câncer de mama, tendo em vista a preocupação com o aumento do número de mulheres com câncer de mama abaixo dos 50 anos;
- Desenvolvimento de estratégias para reduzir o tempo de espera para o início do tratamento.
Fique por dentro das redes sociais do CBR, nos siga no Instagram , Facebook e LinkedIn
O CBR se colocou à disposição do Ministério da Saúde para poder colaborar através de ações conjuntas. A FPMED acompanhará o processo e tomará iniciativas para otimizar o processo. Agradecemos ao Senador Hiran Gonçalves por tornar possível esta reunião com o Ministério da Saúde.