O 2º Congresso de Acreditação e Qualidade em Medicina Diagnóstica aconteceu no dia 17 de setembro, das 17h às 21h (horário de Brasília), de maneira virtual e ao vivo. O Congresso foi realizado no Dia Mundial de Segurança do Paciente, em uma parceria entre o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), a Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) e a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (ABRAMED).
O evento contou com a presença de renomados palestrantes, que compartilharam suas experiências e conhecimentos através de palestras e discussão em mesa-redonda interativa. Ao todo, participaram 153 pessoas de forma simultânea.
+Leia mais: Divulgação do Relatório Global de Segurança do Paciente 2024
Confira como o foi o evento:
A cerimônia de abertura marcou o início do 2º Congresso de Acreditação e Qualidade em Medicina Diagnóstica, contou com a presença da Dra. Cibele Carvalho – Presidente do CBR, Dr. Clóvis Klock – Presidente SBP e o Dr. Álvaro Pulchinelli – Presidente SBPC/ML.
Na sequência, o Dr. Wilson Shcolnik – Diretor de Relações Institucionais da SBPC/ML falou sobre a “importância da acreditação para o futuro da saúde”. Após a apresentação do representante da SBPC/ML, a Dra. Aline Morião – médica radiologista abordou sobre “As 7 estratégias da OMS para segurança do paciente em Medicina Diagnóstica”.
Fique por dentro das redes sociais do CBR, nos siga no Instagram , Facebook e LinkedIn
O tema “tripé socioambiental na medicina diagnóstica: sustentabilidade da acreditação para um futuro seguro e responsável” foi exposto por Rodrigo Henriques. E no encerramento da primeira parte do evento, a Daniane Canali – Gerente nacional da qualidade da DASA apresentou sobre: “Segurança do paciente no Laboratório Clínico: Protocolos e Práticas”. Ao final das apresentações, foi realizada uma sessão de debates com a participação dos espectadores do evento online.
Na segunda etapa, foram abordados os seguintes temas pelos seguintes especialistas: “Acreditação de Serviços de Medicina Diagnóstica: Benefícios e Desafios” – Dra. Larissa Marinho Larissa (SBP); “uso de Indicadores de qualidade e segurança em medicina diagnóstica” – Fernando Berlitz (Controllab) e “princípios básicos de segurança do paciente em ambientes de diagnóstico: Importância de protocolos e práticas seguras” – Dra. Cristina Khawali (DASA). Assim como na primeira etapa, ao final das apresentações, foram realizados debates sobre os temas explanados.