Pela primeira vez, o Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR), por meio da Comissão Cultural, dá um passo significativo e transformador ao lançar a campanha “Médicos no Sertão”. Mais do que um projeto, essa iniciativa é uma missão social e educacional que une solidariedade, inovação e ciência para transformar vidas no interior do Brasil. A ação aconteceu no coração do Sertão da Paraíba, uma região que simboliza não apenas desafios, mas também a força e resiliência. Com o objetivo de levar acesso a tecnologia de ponta e capacitar os médicos locais do Projeto Mulheres de Peito, da cidade de Cuité (PB). O CBR promoveu um treinamento em biópsia percutânea de mama, uma técnica essencial para o diagnóstico precoce do câncer de mama – uma das principais causas de morte entre mulheres no país.
Como foi essa ação social?
Nos dias 28 e 29 de agosto de 2025, o CBR enviou à cidade de Cuité as Dras. Marianna Ferri, radiologista mamária, e Priscila Marques, fellow do quarto ano da UNIFESP, para realizarem um treinamento em biópsia assistida a vácuo, guiada por estereotaxia e ultrassonografia.
Essa ação foi possível graças a uma parceria iniciada pelo CBR durante a campanha Radiologia Solidária/Outubro Rosa CBR 2024, que contou com a doação de kits para procedimentos percutâneos de mama pelas empresas Bard e Hologic. Esses kits foram destinados ao projeto “Juntos Podemos Pintar a Paraíba de Rosa”, realizado em parceria pelas ONGs Mulheres de Peito e Américas Amigas Oficial.
Contudo, na época, apesar de existir uma mesa dedicada a esses procedimentos e os kits estarem disponíveis, não havia como realizar os diagnósticos percutâneos devido à falta de treinamento dos profissionais locais. Com isso, o CBR alinhou essa nova ação com o foco na capacitação técnica, promovendo o fortalecimento do diagnóstico precoce do câncer de mama e levando impacto duradouro para a população.
Por que essa ação é tão significativa?
O “Médicos no Sertão” é mais do que levar conhecimento – é quebrar barreiras. É oferecer ferramentas para médicos e profissionais da saúde que atuam em áreas historicamente negligenciadas, tornando possível um atendimento mais rápido, eficaz e humanizado. A campanha também reforça uma mensagem essencial: a saúde de qualidade é um direito de todos, independentemente da localização ou dos recursos disponíveis.
Além da Medicina, é sobre Humanidade
Ao realizar essa ação, o CBR marca um novo capítulo em sua trajetória, mostrando que a radiologia transcende a ciência: é empatia, presença e luta por um impacto social significativo. Essa experiência ensina que não basta possuir conhecimento – é preciso compartilhá-lo e levá-lo para lugares onde ele causa a maior transformação.
Essa é apenas a primeira de muitas ações que irão inspirar mudanças reais. Onde existe solidariedade, há uma medicina mais humana, um diagnóstico mais acessível e um futuro mais igualitário para todos.