Resgatar a relação direta entre médicos radiologistas e pacientes. Essa foi a proposta do I Fórum de Pacientes, realizada durante o Congresso Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR 2025), em Curitiba. A iniciativa faz parte de uma série de ações do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) com o objetivo de aproximar médico e paciente dentro do contexto multidisciplinar do cuidado e do tratamento.
Ao todo, cerca de 120 mulheres, que já passaram pelo câncer de mama ou estão em tratamento, participaram do evento. O fórum surgiu de parceria firmada entre o CBR, grupo Weem (Women Engagement for Equity in Medicine) e o Centro de Doenças da Mama (CDM), de Curitiba.
Para a coordenadora da Comissão Cultural, do CBR, e também organizadora do I Fórum de Pacientes, a médica radiologista Linei Urban, o evento inédito teve como principal objetivo resgatar a conexão entre médicos radiologias e pacientes, de maneira especial, em contextos sensíveis como o diagnóstico e tratamento do câncer de mama.
Ainda segundo a coordenadora, o evento foi estruturado em dois momentos principais. O primeiro voltado a informações científicas sobre diagnóstico, tratamento, direitos e acompanhamento do câncer de mama (Advocacy). Já o segundo foi reservado a uma roda de conversa multidisciplinar, envolvendo profissionais de diversas áreas da saúde — mastologia, oncologia, radiologia, fisioterapia, nutrição e psicologia (Survivorship).
“Fizemos essa roda de conversa para que as pacientes pudessem, de forma mais ativa, expor suas dúvidas, que poderiam ser esclarecidas pelos profissionais presentes. Foi um momento importante tanto para as pacientes, que vieram para aprender e compartilhar suas experiências, quanto para os profissionais, que estavam ali para orientar, ouvir e entender melhor como é passar pelo câncer de mama”, comenta a coordenadora.
+Leia mais: CBR25 é sucesso absoluto: confira tudo que rolou em Curitiba (PR)
A médica radiologista Linei observa ainda que o fórum faz parte de um contexto de várias ações desenvolvidas pelo CBR no sentido de “dar voz, de estar presente tanto junto aos pacientes, que foi o caso dessa atividade, quanto junto às outras especialidades no contexto do tratamento multidisciplinar”.
WEEM – Women Engagement for Equity in Medicine (WEEM) é um grupo formado por mulheres médicas envolvidas no tratamento multidisciplinar do câncer de mama, nas áreas de mastologia, radiologia, oncologia clínica e patologia e radioterapia. O objetivo é ampliar a discussão sobre a diversidade e equidade, principalmente quanto aos cargos de liderança em medicina, assim como dar voz as pacientes através de eventos focados em Advocacy e Survivorship.
Evento: 54º Congresso Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR25)
Data: 18 a 20 de setembro
Local: Curitiba/UP EXPERIENCE (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300
Bloco da Reitoria – 2º andar)
Imprensa – _360º Comunicação Integrada (jornalista Vanuza Borges) – 43 9 9920 – 5465