06 de novembro de 2025 - Gustavo Cardozo

Novembro é o mês de conscientização sobre Câncer de Próstata

O mês de novembro é marcado pela campanha de conscientização sobre Câncer de Próstata. Conhecido como ‘Novembro Azul’, a campanha visa divulgar informações sobre a saúde masculina e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento do câncer. A campanha é de suma importância, já que o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais mata homens no mundo, apenas atrás do câncer de pele não melanoma, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Para o triênio 2023-2025, o INCA estimou que 71.730 homens seriam acometidos pela doença. Esse tipo de câncer é mais comum em pessoas da terceira idade (acima dos 65 anos), aproximadamente 75% dos casos são em pessoas desta faixa-etária. Entretanto, o INCA ainda informa que: “a taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento. Incidência maior também nos estados onde o acesso da população aos médicos e às tecnologias diagnósticas são mais fáceis”.

+Leia mais: CBR participa do XII Curso Internacional de Imagen Seccional, no México

O aumento dos casos de câncer de próstata no Brasil está parcialmente atrelado à evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

Detecção precoce

É muito importante para a saúde do paciente que a doença seja detectada o mais rápido possível, pois assim aumentam as chances de tratamento bem-sucedido. O INCA indica que: “A detecção precoce pode ser feita por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais, endoscópios ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença (diagnóstico precoce), ou de pessoas sem sinais ou sintomas (rastreamento), mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença”. Os exames realizados para uma detecção precoce são o toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico).

Possíveis sintomas

O INCA informa que os sintomas a seguir não são causados por câncer, mas é importante que eles sejam investigados, são eles:

  • Dificuldade de urinar;
  • Diminuição do jato de urina;
  • Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite;
  • Sangue na urina.

Prevenção

Manter-se com o peso corporal adequado, além de manter hábitos saudáveis, como: fazer atividade física, ter uma alimentação saudável, evitar bebidas alcoólicas e não fumar, para evitar o risco de doenças crônicas, dentre elas, o câncer.

Fique por dentro das redes sociais do CBR, nos siga no Instagram Facebook e LinkedIn

O Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), enquanto uma Sociedade médica, reforça que é de suma importância seguir as informações sugeridas pelo Ministério da Saúde e pelas autoridades médicas do assunto.