No dia 8 de novembro comemoramos o nosso dia, o Dia do Médico Radiologistas. A data foi selecionada, pois no dia 8 de novembro de 1895, o físico Wilhelm Conrad Röntgen descobriu a existência de raios-x. O dia é celebrado mundialmente por conta de uma iniciativa da European Society of Radiology (ESR), juntamente com a Radiological Society of North America (RSNA) e American College of Radiology (ACR), e apoiada por diversas entidades e sociedades espalhadas pelo mundo. Neste ano, as instituições vão celebrar o 14º Dia Internacional da Radiologia (IDoR 2025).
O IDoR 2025 tem o objetivo de aumentar a conscientização sobre o valor que a radiologia contribui para o atendimento seguro ao paciente e melhorar a compreensão pública sobre o papel vital que os radiologistas desempenham na assistência médica.
Importância da nossa profissão
O médico radiologista tem um papel essencial na medicina e para os pacientes. Podendo atuar tanto no segmento de diagnóstico quanto terapêutico. Na área de diagnóstico, o radiologista atua na interpretação de exames de imagem, além de auxiliar os médicos de outras especialidades no tratamento de patologias. Já no segmento terapêutico, são fundamentais no tratamento de doenças, como o câncer e na prevenção de lesões, voltado ao esporte.
Diferenças entre o Médico Radiologista e o técnico em radiologia
Muitas pessoas confundem ou não sabem a diferença entre as duas profissões. O técnico radiologista é quem conduz diversos procedimentos em diagnóstico por imagem, exceto ultrassonografia. Já o médico radiologista é quem interpreta e compara os resultados dos exames realizados pelos técnicos nos equipamentos de diagnóstico por imagem, ou seja, o radiologista está diretamente ligado com a precisão do diagnóstico do paciente.
+Leia mais: Novembro é o mês de conscientização sobre Câncer de Próstata
Além das diferenças nas funções, existe uma disparidade entre as formações dos profissionais. O técnico em radiologia exige ensino médio completo e um curso técnico da área. Já o médico radiologista precisa ser formado em medicina, ter concluído no mínimo três anos de residência médica e ainda ser aprovado na prova de título de especialista.
Ações do CBR contribuem ativamente com a evolução da radiologia no Brasil
O CBR tem um compromisso com a radiologia nacional, por isso promove diversas ações e trabalha arduamente para evolução da profissão. No ano passado, o Colégio lançou a campanha de valorização do médico radiologista, o mote da campanha foi “Rad é essência”. A campanha destaca a importância da especialidade na assistência ao paciente e clama por políticas públicas que reconheçam o papel essencial da especialidade no fortalecimento do sistema de saúde. Ainda em 2024, o CBR lançou a campanha contra fake news, que tem o objetivo de combater notícias falsas na área da saúde. O Colégio preza pela segurança dos pacientes e reforça o compromisso com a saúde brasileira.
As ações do CBR vão além da radiologia, nossa preocupação é com a saúde pública brasileira. Neste ano, assim como no ano passado, promovemos a Campanha da ‘Radiologia Solidária’ em celebração ao Outubro Rosa. A campanha foi uma ação social para a detecção precoce do câncer de mama, ofertando gratuitamente exames de mamografia, biópsia e ultrassonografia, por meio de clínicas parceiras que se disponibilizaram para a campanha.
Fique por dentro das redes sociais do CBR, nos siga no Instagram , Facebook e LinkedIn
O Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) agradece e parabeniza todos os médicos radiologistas pela digníssima e bela profissão.
Feliz dia do Radiologista!
Juntos somos mais fortes!


