No dia 5 de fevereiro é celebrado o dia nacional da mamografia. A data foi criada com objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância do exame para detectar alterações na mama. Este é um momento de extrema importância para a radiologia e o diagnóstico por imagem.
O Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) é uma das entidades que abraçam e celebram esta data tão especial para a saúde das mulheres. Neste ano, no dia 2 de fevereiro foi realizado o Webinar CBR: Dia Nacional da Mamografia para celebrar a data. Na oportunidade, foi debatido sobre a importância de um diagnóstico precoce, o impacto do diagnóstico tardio no tratamento, além de ter sido compartilhado os desafios do câncer de mama no Brasil. O encontro contou com a participação de diversos especialistas da área que debateram o tema sob diferentes perspectivas.
Conheça as ações do CBR
O CBR conta com a Comissão Nacional de Mamografia (CNM), uma instância técnico-científica que possui uma atuação estratégica na avaliação, construção, elaboração e emissão de pareceres técnicos e na melhoria contínua dos serviços de diagnóstico por imagem em todo o país.
+Leia mais: CBR conquista vitória jurídica em defesa da saúde da população
A CNM possui mais de 30 anos de existência e é formada por diversos especialistas com ampla experiência na área. Seu papel social é propor diretrizes, fomentar boas práticas e contribuir com a formulação de políticas públicas voltadas à detecção precoce do câncer de mama, em alinhamento com os mais elevados padrões internacionais.
A CNM possui uma página dentro do site do CBR onde é possível acessar e interagir com as diversas frentes em que a Comissão atua. É possível acessar os pareceres, sanar as principais dúvidas, acessar os podcasts do CBR que são voltados a esses assuntos, conhecer sobre a campanha Radiologia Solidária e muito mais.
Fique por dentro das redes sociais do CBR, nos siga no Instagram , Facebook e LinkedIn
Ainda no ano passado (2025), o Colégio lançou a campanha “Fake News, Mata”. O intuito da ação era combater a disseminação de notícias falsas sobre: mamografia, câncer de mama, mitos e crenças por meio do fornecimento de informações checadas por médicos radiologistas especialistas. A campanha foi um sucesso e ajudou a conscientizar a sociedade brasileira sobre a importância dos exames de imagem como a mamografia e a ultrassonografia para o diagnóstico precoce e o tratamento do câncer de mama.
O CBR reforça a importância da data e sempre irá colaborar com divulgação de informações verídicas e de extrema importância para a população brasileira, além de estar presente junto aos órgãos públicos para que todas as mulheres possam ter acesso a um atendimento digno.


