22 de janeiro de 2025 - Thiago Braga

CBR garante o reconhecimento das prerrogativas do Título de Especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem em Concurso da EBSERH

O Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) celebrou uma importante vitória para a especialidade com a retificação do edital do Concurso Público nº 01/2024 da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) na área médica.

Os editais anteriores consideravam somente os certificados da área de atuação, excluindo os títulos de especialistas nas áreas de Radiologia e Diagnóstico por Imagem e Ultrassonografia Geral.
 
Após a ação do CBR, a EBSERH demonstrou compreensão e sensibilidade ao acatar as demandas apresentadas pelo Colégio, garantindo que as prerrogativas do médico radiologista fossem plenamente atendidas e preservadas.

A correção do edital abrangeu a inserção e a exigência do Título de Especialista de RDDI que abrange métodos como: Ultrassonografia, Mamografia, Densitometria Óssea, Tomografia, Ressonância Magnética, entre outras.

Acesse o link para página de inscrição:

Edital corrigido após ação do CBR:

Com essa medida, a EBSERH reafirmou a relevância da atuação do especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, assegurando que apenas profissionais qualificados e devidamente habilitados exerçam atividades nessas áreas. Essa decisão não apenas valoriza a especialidade, mas também fortalece o compromisso com a qualidade assistencial e a segurança dos pacientes atendidos pela rede hospitalar da empresa.

O título de especialista do CBR em Radiologia e Diagnóstico por Imagem (RDDI) certifica que o médico radiologista é habilitado para atuar e laudar exames de imagem em diversos métodos como: a Tomografia, Ressonância Magnética, Raio X, Mamografia, Densitometria Óssea, Ultrassonografia, entre outros.

O CBR reforça a importância do médico radiologista como profissional essencial e capacitado para atuar em todos os campos do Diagnóstico por Imagem, com formação especializada e atualização constante. Essa é uma condição indispensável para garantir interpretações diagnósticas precisas e contribuir para a excelência do atendimento à saúde no Brasil.

“A decisão da EBSERH de retificar os editais reflete um entendimento claro da importância de preservar as prerrogativas do médico radiologista. Isso demonstra um alinhamento com os mais altos padrões de qualidade no Diagnóstico por Imagem e é uma conquista para toda a especialidade”, destacou a Dra. Juliana Tapajós, 2ª Vice-presidente do CBR.

O Colégio permanece à disposição para colaborar em situações semelhantes, oferecendo suporte técnico e orientação especializada para assegurar que os direitos e atribuições dos profissionais da Radiologia sejam resguardados.

A Radiologia é Essência!
Juntos somos mais fortes.