12 de novembro de 2025 - Gustavo Cardozo

CBR parabeniza médico radiologista mineiro por Prêmio Jabuti 2025

O Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) parabeniza o médico radiologista Marcelo Henrique Silva pelo livro Sangue Neon, vencedor do Prêmio Jabuti 2025, na categoria Escritor Estreante. O Jabuti é o maior e mais importante prêmio literário do Brasil, concedido pela Câmara Brasileira do Livro.

Para o CBR, a conquista representa não apenas um feito individual notável, mas também um motivo de orgulho para toda a comunidade médica. Ao escrever, o médico radiologista Marcelo Henrique transpôs para o papel sensibilidade e empatia, características essenciais também na prática médica.

+Leia mais: Inscrições abertas para a Avaliação Anual de Residentes e Aperfeiçoandos 2026

O CBR espera que o exemplo de Marcelo Henrique Silva possa inspirar outros médicos radiologistas a encontrar o equilíbrio entre a profissão, que coloca o profissional diariamente diante de situações difíceis, e atividades que promovam satisfação pessoal.

O AUTOR – Natural de Passos, interior de Minas Gerais, Marcelo Henrique, de 32 anos, formou-se em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ele iniciou sua trajetória profissional no programa Mais Médicos, atendendo em postos de saúde de bairros da periferia da sua cidade natal. Atualmente, Marcelo Henrique atua como médico radiologista na área oncológica em Belo Horizonte.

A OBRA – Escrito entre plantões e madrugadas, Sangue Neon nasceu de uma inquietação genuína e de um gesto de escuta. Baseado em personagens e eventos reais, Sangue Neon se passa entre os anos de 1970 e 1990.

Fique por dentro das redes sociais do CBR, nos siga no Instagram Facebook e LinkedIn

Em um cenário de profundas transformações sociais, o autor aborda a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) e surgimento do HIV no Brasil. Unindo ficção e realidade, Marcelo Henrique resgata personagens invisibilizados, mas donos de trajetórias marcadas por coragem e solidariedade.

Legenda: Marcelo Henrique Silva venceu o Prêmio Jabuti 2025 na categoria Escritor Estreante com a obra Sangue Neo
Crédito: Acervo pessoal/redes sociais