Aconteceu ontem (23 de maio) na sede do Conselho Federal de Medicina (CFM) em Brasília (DF), a reunião que congregou as câmaras técnicas das seguintes especialidades: Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Medicina Intensiva e Medicina de Emergência com o objetivo de debater a normatização do ultrassom point of care, conhecido como POCUS.
A condução dos trabalhos foi realizada pelo Conselheiro Federal Estevam Rivello Alves, Coordenador da câmara técnica de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, e membro das câmaras técnicas de Medicina de Emergência e de Medicina Intensiva.
O Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) por meio da apresentação da Dra. Juliana Tapajós – Diretora de Defesa Profissional , se manifestou sobre a importância de se diferenciar o que é o POCUS e a ultrassonografia geral.
Durante a reunião, foi ressaltada a complexidade do método, que é médico dependente, a necessidade do treinamento adequado e supervisionado, e a irregularidade da prática por não médicos.
A ABRAMEDE e a AMIB fizeram as suas explanações e decidiu-se o aprofundamento desta conceituação por meio de um estudo conjunto das três sociedades com o apoio do CFM que deverá ao final, elaborar uma resolução para ratificar a conceituação a ser definida.
O CBR tem se preocupado com precariedade como o POCUS tem sido utilizado, com total extrapolação da sua real necessidade, além dos riscos da invasão do método por não médicos principalmente em ambientes de emergência e medicina intensiva.
Estiveram também presentes na reunião, conduzindo a discussão : Dra. Cibele Carvalho – Presidente CBR, Dra. Dra. Maria Camila Lunardi – Presidente da Abramede, e Dra. Patrícia Mello – Presidente da AMIB.
Vários membros das três câmaras técnicas estiveram presentes e pelo CBR, compareceram: Dr. Robertson Bernardo – Diretor de Comunicação do CBR, Drs. Sebastião Tramontin, Henrique Carrete, Antônio Carlos Matteoni, que já presidiram o Colégio.
Juntos somos mais fortes!