O Radlex, ferramenta lançada pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), que veio para auxiliar o médico Radiologista em seu cotidiano, completou um mês de uso no dia 1º de julho. O lançamento do léxico foi um sucesso e foi bastante usado durante todo o mês.
Desde o dia 1º de junho até dia 3 de julho, o Radlex registrou 2553 pesquisas na sua plataforma. O termo mais pesquisado foi “Vidro Fosco” (60 vezes), seguido por “Opacidade” 40 (vezes) e Cisto 37(vezes).
Confira a lista dos 10 termos mais buscados no Radlex neste primeiro mês:
1-) Vidro fosco (60x)
2-) Opacidade (40x)
3-) Cisto (37x)
4-) Esteatose (36x)
5-) Consolidação (35x)
6-) Nódulo (35x)
7-) Apendicite (25x)
😎 Posterior (23x)
9-) Hemangioma (21x)
10-) Infiltrado (20x)
Para que serve o Radlex?
A ferramenta é um léxico que reúne mais de 47 mil termos para radiologistas, destinado a preencher uma lacuna gerada pela crescente digitalização de imagens, relatórios de imagens e registros médicos. Sua principal função é padronizar a terminologia radiológica, em busca de facilitar a comunicação e a mineração de dados para aprimorar a tomada de decisão.
Fique por dentro do CBR, nos siga no Instagram , Facebook e LinkedIn
Vale ressaltar que o Radlex ficará aberto ao público de três a seis meses, a partir da data de seu lançamento (1º de junho). Após esse período, apenas os associados do CBR terão acesso à nova ferramenta.