05 de maio de 2017 - Thiago Braga

Curso ESOR AIMS foca em emergências radiológicas

ESOR_Eule_rot_SloganO ano de 2017 marca a sétima edição do Curso ESOR AIMS no Brasil. A novidade do evento realizado por meio da parceria entre o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) e a Escola Europeia de Radiologia (ESOR), instituição educacional ligada à Sociedade Europeia de Radiologia (ESR), será o tema: pela primeira vez, as aulas abordarão as Emergências Radiológicas.

“É um assunto em alta no momento, que interessa a vários profissionais, pois muitos trabalham em hospitais e têm que lidar com emergências em suas rotinas”, conta a coordenadora nacional do curso, Dra. Luciana Costa Silva (MG). “Serão tratadas desde emergências neurológicas, como trauma no sistema nervoso central [SNC], até emergências de síndromes aórticas agudas, que são emergências vasculares. Então, teremos uma abordagem bastante ampla, mas sempre voltada para emergências, que interessam não só ao radiologista avançado, mas também ao radiologista geral”, acrescenta.

O curso acontecerá nos dias 25 e 26 de agosto, na Associação Médica de Minas Gerais, em Belo Horizonte (MG). “É uma cidade de fácil acesso para quem sai de diferentes partes do país, já que possui uma vasta malha aérea”, lembra a Dra. Luciana. A responsável pela coordenação local será a Dra. Cibele Carvalho (MG), presidente da Sociedade de Radiologia e Diagnóstico por Imagem de Minas Gerais (SRMG) e diretora de Defesa Profissional do CBR.

Os associados em dia do Colégio e da ESR podem efetuar suas inscrições até o dia 10 de junho. Depois disso, se ainda restarem vagas disponíveis, não associados também poderão se inscrever, sempre pelo site http://www.cursoesor.com.br. É importante destacar que o número é limitado a 90 participantes e que o idioma oficial é o inglês, sem tradução simultânea.

“Neste ano, o curso terá um formato um pouco diferente: serão dois dias inteiros, com doze aulas teóricas e doze workshops ao invés de nove, e duas aulas de cada professor europeu em vez de uma”, explica a coordenadora do ESOR no Brasil. Os sempre elogiados workshops acontecerão, como de costume, após as aulas teóricas, dividindo os participantes em três grupos de até 30 integrantes para a discussão de casos clínicos do dia a dia relacionados a cada tema.

Quem participar do curso terá a oportunidade de acompanhar uma revisão aprofundada e uma atualização sobre aspectos relevantes do Diagnóstico por Imagem das mais importantes emergências traumáticas e não traumáticas, incluindo lesão cerebral e acidente vascular cerebral, emergências de cabeça e pescoço, trauma torácico e embolia pulmonar, síndrome aórtica aguda, abdome agudo, isquemia mesentérica, emergência de pelve feminina, trauma abdominal pediátrico e lesões esportivas.

Dentre as principais características do curso estão a avaliação do potencial da imagem avançada no tratamento clínico de lesões traumáticas, a revisão de estratégias e critérios de imagem atuais disponíveis na detecção e caracterização de condições abdominais agudas e a abordagem de questões clínicas importantes, que precisam ser respondidas, na otimização da gestão de pacientes com problemas torácicos agudos.

Palestrantes

“Teremos grandes professores brasileiros, cada um em sua área específica”, destaca a Dra. Luciana. Participarão os doutores Ademar Paes Junior (SC), diretor da Associação Brasileira das Clínicas de Diagnóstico por Imagem (ABCDI) e especialista em Cabeça e Pescoço; Conrado Cavalcanti (SP), coordenador do Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (Padi) e especialista em Musculoesquelético; Dante Escuissato (PR), diretor científico do CBR e especialista na área de Tórax; e Alice Brandão, especialista em Medicina Interna.

Além disso, o curso receberá renomados palestrantes internacionais, como o Dr. Marc Zins (França), que atua no Hôpital Paris Saint Joseph e é member at-large da Sociedade Europeia de Radiologia Gastrintestinal e Abdominal (Esgar). “É um profissional bastante conhecido na área de Radiologia abdominal. Falará sobre isquemia mesentérica e abdome agudo”, informa a Dra. Luciana.

Já a Dra. Maja Thurnher (croata com atuação na Áustria), ex-presidente da Sociedade Europeia de Neurorradiologia (ESNR), retorna ao Brasil para o evento após sua participação em 2015. “É uma das neurorradiologistas mais influentes da Europa”, exalta a coordenadora do curso.

Outros nomes serão o Dr. Cristian Lowe (Áustria), da área de Radiologia Cardiovascular, e a Dra. Maria Raissaki (Grécia), radiologista pediátrica que abordará o trauma e emergências traumáticas e não traumáticas abdominais em crianças.