O Dia do Radiologista é comemorado no dia 8 de novembro. Esse dia foi selecionado, pois no dia 8 de novembro de 1895, o físico Wilhelm Conrad Röntgen descobriu a existência de raios x. A data é celebrada mundialmente por conta de uma iniciativa da European Society of Radiology (ESR), juntamente com a Radiological Society of North America (RSNA) e American College of Radiology (ACR), e apoiada por diversas entidades e sociedades espalhadas pelo mundo.
Importância da profissão
O radiologista tem um papel fundamental na medicina e para os pacientes. Os médicos radiologistas podem atuar tanto no segmento de diagnóstico quanto terapêutico. Na área de diagnóstico, o radiologista atua na interpretação de exames de imagem, além de auxiliar os médicos no tratamento de patologias. Já no segmento terapêutico, atua no tratamento de doenças, como o câncer e na prevenção de lesões, voltado ao esporte.
Fique por dentro das redes sociais do CBR, nos siga no Instagram , Facebook e LinkedIn
Evolução das máquinas
Por meio da descoberta do alemão Wilhelm Röntgen, foram desenvolvidas máquinas de raio-x, entretanto, o maquinário não gerava imagens com qualidade alta e ainda expunha os pacientes a altos riscos de radiação. À época não se sabia ainda dos efeitos que as radiações ionizantes têm sobre o corpo humano. Com o passar dos anos, os aparelhos evoluíram muito, atualmente, temos aparelhos analógicos com processamento de imagem digital (CR) e grande parte dos aparelhos totalmente digitais (DR). Além da evolução no diagnóstico por imagem, houve também uma melhora significativa na segurança do paciente e de quem opera as máquinas, ambos ficam menos expostos à radiação, já que hoje sabemos dos danos que as radiações podem ter sobre os humanos.
Diferença entre o Médico Radiologista e Técnico Radiologista
Muitas pessoas confundem ou não sabem a diferença entre as duas profissões. O técnico radiologista é quem conduz diversos procedimentos em diagnóstico por imagem, exceto ultrassonografia. Já o médico radiologista é quem interpreta e compara os resultados dos exames realizados pelos técnicos nos equipamentos de diagnóstico por imagem. Ou seja, o radiologista está diretamente ligado com a precisão do diagnóstico do paciente.
Além das diferenças nas funções, existe uma disparidade entre as formações dos profissionais. O técnico em radiologia exige ensino superior completo e um curso técnico da área. Já o médico radiologista precisa ser formado em medicina, ter concluído no mínimo três anos de residência médica e ainda ser aprovado na prova de título.
O Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) agradece e parabeniza todos os médicos radiologistas pela digníssima e bela profissão.
Feliz dia do Radiologista! Juntos somos mais fortes!