07 de agosto de 2025 - Yasmim de Barros

Diretores do CBR participam da abertura do 2º Congresso Brasileiro de Câncer de Pulmão

A diretoria do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) participou na última terça (05) e também quarta-feira (06), em Brasília (DF), de atividades científicas e da cerimônia de abertura da 2ª edição do Congresso Brasileiro de Câncer de Pulmão – Políticas Públicas e Acesso. O evento, organizado pela Aliança de Combate ao Câncer de Pulmão, vai até hoje, quinta (07), no Centro de Convenções do B Hotel, localizado no Eixo Monumental, no coração de Brasília.

“É uma honra estar nesse evento. Essa iniciativa começou ano passado, quando teve a primeira edição do Congresso também aqui, em Brasília. A nossa maior felicidade é ver que, apesar de ser muito recente temos tido apoio nessa empreitada e tudo graças à Aliança, que é formada por diversas sociedades de especialidades médicas e que tem por objetivo reunir esforços, trocar experiências e melhorar o cuidado dessa doença no Brasil”, enfatizou o presidente do CBR, dr. Rubens Chojniak.

Na oportunidade, o Diretor de Relações Internacionais do CBR, dr. Ronaldo Baroni, também reforçou a importância do intercâmbio de ideias, conhecimentos e inciativa durante o evento e, sobretudo, na formação da Aliança. “É um prazer compartilhar este momento com os colegas. As conversas para constituição dessa Aliança tiveram início há mais de um ano e o CBR não poderia ficar de fora. Esse evento, portanto, tem uma agenda política, científica e todos em prol do combate ao câncer de pulmão”, complementou o especialista.

Fique por dentro das redes sociais do CBR, nos siga no Instagram Facebook e LinkedIn

DEBATES – Com uma grade robusta, interdisciplinar e a presença de experts de diversas áreas de atuação, o Congresso traz debates sobre temas como “Sessão dos Presidentes: Desafios para as Especialidades no Cuidado do Paciente com Câncer de Pulmão”; Prevenção Primária e Saúde Respiratória: Como avançar no país?”; “Como romper o ciclo do diagnóstico avançado”; “Acesso Público; Desafios para Incorporação e Acesso no SUS”; “Acesso Privado: Obstáculos aos pacientes que possuem plano de saúde”; e mais.

UNIÃO – A Aliança contra o Câncer de Pulmão foi lançada em 2023 durante o Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica e busca reunir o conhecimento em prol do diagnóstico e tratamento do câncer de pulmão no País. A inciativa é formada por seis sociedades de especialidades médicas: CBR, Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica (SBCT), Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Sociedade Brasileira de Patologia (SBP), Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBR) e Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC)

+Leia mais: Edital de convocação – Assembleia Geral Ordinária já tem data marcada.

Na noite do dia 05 foi realizada também a posse da Primeira Diretoria Estatutária da Aliança. A gestão é composta pelos drs. Fabíola Acélia Perin, da SBCT, como presidente; Gustavo Faibichev Prado, da SBPT, como vice-presidente; Felipe D’Almeida Costa (SPB); Danny Warszawiak (CBR); Stella Sala Soares Lima (SBRT) e Cybelle Cristina Pereira Rodrigues (SBMFC).

“É uma honra poder representar o CBR na diretoria da Aliança de Combate ao Câncer de Pulmão. Vamos trabalhar junto com as outras demais sociedades para conseguir melhorar acesso ao diagnóstico, ao tratamento e reduzir a mortalidade pelo câncer de pulmão no Brasil”, finalizou o dr. Danny.

Veja as fotos do congresso:

Legenda: Rubens Chojniak – Presidente do CBR durante o 2° Congresso Brasileiro de Câncer de Pulmão
Legenda: Rubens Chojniak – Presidente do CBR, Dr. Danny Warszawiak – represente do CBR na diretoria estatutária da Aliança, Dra. Fabíola Acélia Perin – Presidente da aliança e Dr. Ronaldo Baroni- Diretor de Relações Internacionais do CBR.
Legenda: Dr. Rubens Chojniak palestrando durante o congresso
Legenda: Representantes das Sociedades organizadoras da Aliança de Combate ao Câncer de Pulmão – CBR, SBCT, SBPT, SBP e SBRT.