Com o tema “Neurorradiologia”, a edição deste ano do ESOR – ASKLEPIOS International Course, realizado pelo CBR em parceria com a European School of Radiology (ESOR), instituição educacional ligada à European Society of Radiology (ESR), ocorrerá nas cidades de Porto Alegre, no dia 29 de agosto, e Rio de Janeiro, no dia 31 de agosto.
Para reforçar a importância e a contribuição deste curso para os radiologistas, o presidente do CBR, Dr. Alair Sarmet Santos, gravou um vídeo convidando a todos para o evento.
Ainda não assistiu? Clique aqui e confira!
O Dr. Thiago Krieger, presidente da Associação Gaúcha de Radiologia, reforça a importância do evento para os radiologistas do sul do Brasil, especialmente os gaúchos, e a contribuição para a saúde da comunidade. “Estamos honrados por receber este curso em Porto Alegre, conhecido mundialmente por sua excelência, com professores internacionais com alta capacidade e experiência na sua área de atuação. Essa troca de conhecimento e o acréscimo de detalhes serão fundamentais para que nós, radiologistas, cada vez mais pratiquemos a boa medicina e ajudemos ainda mais a nossa comunidade”, afirma.
Já o Dr. Bernardo Tessarollo, presidente da Sociedade de Radiologia do Rio de Janeiro, destaca a tradição e os grandes nomes da Neurorradiologia no Rio de Janeiro e os benefícios de receber a edição do ESOR 2019. “Será uma ótima oportunidade de aprendizado e para ter contato direto com professores de renome da Neuroradiologia europeia e brasileira, bem como de networking com eles e com os outros participantes. Para quem é Neurorradiologista ou tem interesse na área, certamente será uma excelente experiência”, ressalta.
Sobre o ESOR
O projeto ASKLEPIOS foi criado para servir o desenvolvimento profissional, atendendo às necessidades reconhecidas no contexto da educação radiológica contínua. Seu conceito é versátil e amplo até mesmo para cobrir tópicos em evolução em destinos europeus e não europeus. Seus programas incluem cursos avançados multitemáticos, orientados a órgãos, multimodais e multidisciplinares, destinados a residentes seniores, radiologistas gerais e clínicos particulares em radiologia ou especialistas aliados.
Este programa educacional é realizado por conceituados palestrantes europeus e palestrantes locais, em um esforço para abrir novas oportunidades de intercâmbio de conhecimentos e melhorar a colaboração científica.
Um dos grandes diferenciais dos cursos ESOR é oferecer uma combinação de aulas e de discussões de casos, onde os participantes, divididos em grupos menores, têm a oportunidade de ver casos junto com os professores, tornando muito mais fácil a realização de perguntas e a troca de experiências.
É importante lembrar que as aulas serão ministradas em inglês e não haverá serviço de tradução simultânea.
Conheça os professores nacionais:
Dra. Lívia Morais – Neurorradiologista e coordenadora do setor de Ressonância Magnética do Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da USP (InRad-FMUSP).
Dr. Leandro Lucato – Livre-docente pelo Departamento de Radiologia e Oncologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; Diretor do Corpo Clínico do Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (InRad / HC-FMUSP); Coordenador da Neurorradiologia do Centro de Diagnósticos Brasil (CDB).
Conheça os professores internacionais:
ARND DOERFLER
Prof. Arnd Doerfler é Professor Titular de Neurorradiologia na University Erlangen-Nuremberg e Chefe do Departamento de Neurorradiologia Diagnóstica & Terapêutica no Hospital Universitário Erlangen, na Alemanha, desde 2004. Suas pesquisas são focadas em Imagem Multimodal na doença cerebrovascular, tumores cerebrais, epilepsia, doenças neurodegenerativas e neuroimunológicas. O seu foco científico e clínico é RM de alto-campo, Neurorradiologia Intervencionista e terapia endovascular para AVC, aneurismas e malformações vasculares, respectivamente. Em 2005, completou Mestrado em Business Administration and Health Care Management. Professor Doerfler é, desde 2005, diretor da German Society of Neuroradiology (DGNR) e foi seu presidente de 2016 a 2018.
PEDRO VILELA
Pedro Vilela MD, MSc é Neurorradiologista. Trabalhando em Lisboa, Portugal, em ambos os campos: neurorradiologia diagnóstica e intervencionista, é Chefe de Neurorradiologia do Hospital Beatriz Ângelo e consultor sênior do Hospital Garcia de Orta e Hospital da Luz. Entre 2008 e 2011 foi também consultor de Neurorradiologia intervencionista no Hospital Universitário de Coimbra. Ele é o atual secretário do Conselho Institucional do ESNR e um dos editores da seção de Neurorradiologia do European Journal of Radiology.
SOTIRIOS BISDAS
Neurorradiologista e chefe do setor de RM do Departamento de Neurorradiologia do National Hospital for Neurology and Neurosurgery em Londres; Consultor de Neurorradiologia Pediátrica para o Great Ormond Street Hospital for Children; Professor Associado de Neurorradiologia no Institute of Neurology University College London e Professor de Radiologia na Eberhard Karls University em Tübingen, na Alemanha. Possui pós-graduação em Advanced Oncology e é Fellow da European Society of Head and Neck Radiology. É autor de mais de 140 artigos científicos e oito capítulos de livros. Atualmente, é o pesquisador líder em Imagem em Neuro-oncologia no National Hospital for Neurology and Neurosurgery. Dr. Bisdas é membro do Conselho Editorial de várias revistas de expressão na área de Imagem como Radiology e Neuroradiology; é revisor de revistas líderes na Neuroimagem, membro do Comitê Executivo da European Society of Head and Neck Radiology e da European Society of Medical Imaging and Informatics. Também é membro do Comitê Científico da European Society of Neuroradiology. Seus interesses clínicos e de pesquisa e sua área de expertise incluem neuro-oncologia, demência, doenças metabólicas, neuroimagem avançada e translacional, RM de ultra-alto campo e PET-RM.
NICOLAS MENJOT DE CHAMPFLEUR
Nicolas Menjot de Champfleur, MD, Ph.D., trabalha como professor assistente no departamento de Neurorradiologia do Centro Hospitalar Universitário de Montpellier, na França. Sua atividade de pesquisa é particularmente focada na conectividade cerebral e sua plasticidade no contexto de gliomas cerebrais de baixo grau, esclerose múltipla, demências e em indivíduos normais. Este trabalho de pesquisa é feito dentro do Institut d’Imagerie Fonctionnelle Humaine (I2FH) e dentro do Laboratoire de Physique (Universidade de Montpellier).
Conheça os locais do evento:
Rio de Janeiro (RJ)
Hotel Pestana
Avenida Atlântica, 2964 – Copacabana
Porto Alegre (RS)
Hotel Intercity Porto Alegre
Av. Borges de Medeiros, 2145 – Praia de Belas
Como se inscrever?
As inscrições são feitas online, por meio do site cursoesor.com.br, no campo “Inscrições”. Associados ao CBR e à SBNR e residentes têm prioridade no preenchimento das vagas e descontos especiais.