Histórico

CBR: desde 1948 trabalhando pela Radiologia brasileira

O Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) é uma entidade nacional, filiada à Associação Médica Brasileira (AMB), que representa os médicos da especialidade de Radiologia e Imaginologia. Entre os principais objetivos da entidade estão difundir conhecimentos científicos, defender a especialidade, estimular o aperfeiçoamento profissional e fundamentar os princípios de excelência dos métodos e procedimentos de imagem diagnóstica e terapêutica.

Fundado em 1948, hoje o CBR possui 27 sociedades regionais filiadas, distribuídas em todas as regiões do país, e soma cerca de 10 mil médicos radiologistas associados.

A fundação do CBR aconteceu no dia 15 de setembro de 1948, por ocasião da 1ª Jornada Brasileira de Radiologia, realizada na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), pelos professores Rafael de Barros, José Maria Cabello Campos, Carlos Osório Lopes, Adelaido Ribeiro, João Baptista Pulchério Filho e Walter Bomfim Pontes. O evento reuniu radiologistas de todo o país e foi criado para promover, representar, coordenar atividades, integrar, regulamentar e profissionalizar os especialistas em Radiologia.

Em 1949 o CBR ganhou sua primeira sede, localizada na Rua Sete de Abril, região central da cidade de São Paulo. Na ocasião assumiu a presidência do CBR o radiologista paulista José Maria Cabello Campos, responsável pela primeira gestão da entidade, e, na mesma ocasião, Rafael de Barros foi indicado para Primeiro Membro Honorário do Colégio.

Em 1950 o CBR foi oficializado, sendo registrado como sociedade com personalidade jurídica, no Cartório de Títulos e Documentos do 3º Ofício de São Paulo. Já em 1951 o CBR passou a ter sede na Rua Marconi, 94, no centro da capital paulista e foi declarado entidade de utilidade pública estadual pelo Decreto nº 1.268/1951. Em 1953 o Colégio já somava 150 associados, número que, ano a ano, cresceu e ofereceu à entidade uma importante representatividade na área médica.

Na busca da qualidade na prestação de serviços, desde 1992 o CBR desenvolve os programas de qualificação em Mamografia, Ultrassonografia, Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética. Cada qual composto por uma Comissão Nacional de Qualidade que, após uma série de avaliações e vistorias, concede o Selo de Qualidade na área específica e o Certificado de Qualificação do CBR.

Em toda sua história o CBR dedicou-se às lutas da classe médica e à atualização profissional de seus membros associados. A trajetória da entidade foi e continua a ser construída através do trabalho de médicos radiologistas de todo o país, que têm se dedicado à instituição, seja compondo as diretorias de cada gestão, seja colaborando espontaneamente em atividades científicas e de defesa profissional.

O CBR sempre esteve por trás do desenvolvimento da especialidade, que deixou de ser uma parte do processo de assistência à saúde para se tornar uma das mais importantes áreas dela. Hoje a Radiologia e Diagnóstico por Imagem é fundamental nos processos de diagnóstico e cura desenvolvidos pelas demais especialidades médicas e o Colégio tem orgulho de fazer parte desta história de sucesso.