16 de fevereiro de 2018 - Thiago Braga

Revista Radiologia Brasileira conquista apoio do CNPq

Órgão destaca, em parecer oficial, qualificação e relevância do conteúdo científico e do corpo editorial

No ano em que o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem celebra seus 70 anos, mais uma importante conquista vem somar à sua história: a revista Radiologia Brasileira (RB) conquistou o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que, como órgão de fomento à pesquisa, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), tem como competência participar na formulação, execução, acompanhamento, avaliação e difusão da Política Nacional de Ciência e Tecnologia. O processo foi apresentado ao CNPq em nome do editor da revista, professor Edson Marchiori.

Trata-se de mais um reconhecimento à publicação, hoje presente em bases de dados importantes como a SciELO, Scopus e o Pubmed Central.

Editada pela primeira vez em 1958, a RB é a publicação científica oficial do Colégio e reúne artigos dessa especialidade e de outras áreas que possam impactá-la. Seu corpo editorial é formado por renomados professores e especialistas com vasta experiência nas mais diversas subespecialidades, fazendo da RB a mais importante revista do gênero na América Latina, e não só pela qualidade científica dos artigos publicados, mas também pela constante periodicidade.

Além da SciELO, Scopus e o Pubmed Central, a revista integra o grupo de periódicos indexados à LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde).

Chamada CNPq/CAPES Nº 26/2017 – Programa Editorial

Após uma reunião de alinhamento realizada na sede do Colégio com a equipe envolvida, foram levantadas todas as informações da revista para elaboração de uma proposta de projeto, a qual foi submetida no site do conselho para a Chamada CNPq/CAPES Nº 26/2017 – Programa Editorial.

O processo desde o lançamento da Chamada no Diário Oficial da União e na página do CNPq até a divulgação final das propostas aprovadas teve duração de, aproximadamente, quatro meses.

O parecer oficial do CNPq justifica o apoio à RB destacando, entre outros aspectos, a alta qualificação do seu editor e a indexação adequada.

Em 2017 o Colégio também conquistou o apoio do CNPq para o 46º Congresso Brasileiro de Radiologia. Na ocasião, a chamada para a qual foi submetida a proposta tinha como foco apoiar eventos nacionais ou mundiais cujo objetivo é contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do país.