O Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) completa 70 anos neste sábado, dia 15 de setembro. Para celebrar o aniversário da instituição, foi realizada nesta sexta-feira (14), na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), uma Sessão Solene Comemorativa.
Estiveram presentes diversos colegas radiologistas, membros da diretoria, presidentes de sociedades filiadas, além de parceiros e colaboradores. O evento ocorreu na Sala da Congregação, mesmo local onde aconteceu a I Jornada Brasileira de Radiologia, em 1948, durante a qual o Colégio foi fundado.
Dr. Manoel de Souza Rocha, presidente do CBR, deu início à cerimônia, convidando para compor a mesa ao seu lado o Prof. Dr. Dr. Jose Otavio C. Auler Junior, diretor da FMUSP, Dr. Aldemir Soares, ex-presidente do Colégio e representante do Conselho Federal de Medicina, Dr. Henrique Carrete Junior, ex-presidente do CBR e representante do Conselho Consultivo do Colégio.
Em sua fala, o Prof. Dr. José Otávio Auler destacou o prazer em receber as lideranças do CBR na FMUSP para a comemoração, bem como o envolvimento da faculdade com o Colégio e a importância da especialidade. “A Radiologia cresceu muito e está avançando rapidamente em nosso país. Hoje está se envolvendo com inovação, inteligência artificial, e é realmente uma especialidade dinâmica e forte”, afirmou.
Em seguida, Dr. Aldemir Soares abordou rapidamente a evolução da Radiologia e parabenizou o Colégio pelo trabalho que vem desenvolvendo no decorrer dos anos, ressaltando a importância da união dentro da especialidade.
O Dr. Henrique Carrete Junior reforçou seu agradecimento por fazer parte, juntamente com outros ex-presidentes, desta importante comemoração, lembrando também a contribuição das sociedades filiadas e dos colaboradores.
No contexto histórico da celebração, o presidente do CBR realizou uma breve apresentação aos convidados, mostrando o programa da I Jornada Brasileira de Radiologia e destacando nomes importantes, que contribuíram com a Radiologia brasileira no decorrer dos anos.
A celebração dos 70 anos no mesmo local em que o CBR foi fundado foi uma forma de homenagear os pioneiros e de buscar inspiração para que o CBR possa continuar representando todos os radiologistas brasileiros e contribuindo para o desenvolvimento do diagnóstico por imagem no nosso país.