20 de julho de 2023 - Gustavo Cardozo

O Curso CBR-ESOR chega a 10ª edição, conheça a história

O tradicional curso CBR-ESOR Asklepios chega a sua décima edição. Esse ano o curso será focado em Radiologia Torácica e acontecerá nos dias 24 e 26 de agosto, nas cidades de Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA), respectivamente. Vale ressaltar que essa será a retomada das aulas no Brasil, após uma pausa de três anos em decorrência da pandemia de Covid-19.

Como surgiu o Curso CBR ESOR

O Curso CBR ESOR surgiu a partir de uma reunião durante o encontro da ESGAR, em Dresden-Alemanha, em 2009. Estavam presentes na reunião os Drs. Nicholas Gourtsoyiannis, Celso Matos e a Dra. Luciana Costa (Diretora Científica do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem 2021-2022) e coordenadora do curso de 2011 a 2017. Segundo a Dra. Luciana Costa, membro da comissão organizadora do curso: “Foi nessa reunião que surgiu o convite do Brasil sediar o curso ESOR”.

Legenda: Dra. Luciana Costa (membro da comissão organizadora do curso-2023 e coordenadora do curso de 2011 a 2017)
Crédito: CBR

A primeira edição do curso aconteceu em 2011 nas cidades do Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG), e teve o seguinte tema: ‘Imagem Abdominal Avançada’.  A Dra. Luciana Costa conta sobre o objetivo do curso naquela época: “A ESR (Sociedade Europeia de Radiologia) visava à época, levar educação de qualidade para diferentes países do mundo”.

Veja todos os temas do curso CBR-ESOR:

• Imagem Abdominal Avançada (2011);
• Imagem Oncológica Abdominal (2012);
• Imagem Oncológica Avançada (2013 e 2016);
• Métodos Avançados em Imagem Abdominal (2014);
• Métodos Avançados de Neuroimagem (2015);
• Emergências Radiológicas (2017);
• Oncologia Abdominal (2018);
• Neurorradiologia (2019).

Curiosidades 

O curso conta sempre com duas edições em diferentes cidades para atingir mais regiões do país, e acontece sempre no mês de agosto. Foi um dos pioneiros a implantar a discussão de casos entre alunos e professores, sendo um grande diferencial das aulas.

Confira as cidades que já receberam o curso:

  • Brasília (DF);
  • Belo Horizonte (MG);
  • Campinas (SP);
  • Curitiba (PR);
  • Porto Alegre (RS);
  • Recife (PE);
  • Rio de Janeiro (RJ);
  • Salvador (BA);
  • São Paulo (SP).

O curso internacional realizado no Brasil carrega bastante tradição, sendo extremamente relevante para os radiologistas brasileiros. A Dra. Luciana Costa fala sobre o assunto: “São aulas ministradas por experts brasileiros e estrangeiros, e se propõem a ter uma parte prática de discussão de casos. A maior relevância é o aluno estar diante de professores experientes e poder discutir em seletos grupos juntamente a essas referências internacionais”.

“Curso CBR ESOR Asklepios Chest 2023 – Radiologia Torácica”

A edição deste ano marca o retorno do curso após três anos sem atividades no nosso país, além de ser o 10º curso dessa parceria entre CBR e ESOR. O Dr. Ronaldo Baroni, Diretor Científico do CBR e membro da comissão organizadora do curso, ressalta a importância da volta às aulas presenciais: “Nós temos grandes expectativas para esse curso CBR-ESOR 2023, será o primeiro curso pós-pandemia e como de costume no formato presencial. Além da qualidade do curso, será uma oportunidade de troca de experiências entre professores do Brasil e exterior, e congressistas das duas cidades (Belo Horizonte-MG e Salvador-BA)”.

Legenda: Dr. Ronaldo Baroni (Diretor Científico do CBR)
Crédito: CBR

+Leia mais: Segunda edição da Prova de Título de Especialista 2023 acontecerá no Rio de Janeiro

Desde seu início o curso foca na qualidade do conteúdo, e nesta edição não será diferente, como explica o Dr. Baroni: “Os alunos podem esperar um conteúdo altamente atualizado, alinhado às últimas publicações de radiologia torácica, e temas variados e importantes tanto para o público de especialistas em radiologia torácica como para radiologistas generalistas”. E completa a explicação sobre o desenvolvimento da programação do curso: “Esse conteúdo foi desenhado em conjunto pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) e pela Escola Europeia de Radiologia (ESOR), para que seja abrangente e ao mesmo tempo alinhado às últimas publicações nas áreas temáticas escolhidas para esse evento”. Vale ressaltar que o curso será replicado de forma idêntica nas duas cidades.

A Dra. Luciana Costa também fala sobre a retomada e a qualidade desta edição: “Os alunos podem esperar nessa retomada do ESOR, um curso de alto nível, com professores muito renomados na área de tórax. A doutora ainda reforça: “Não são apenas aulas ministradas por especialistas, o ponto principal chama-se interação, onde tem uma parte teórica associada a uma parte prática interativa de discussão de casos clínico-radiológicos”.

Fique por dentro das redes sociais do CBR, nos siga no Instagram Facebook e LinkedIn

Essa interação dos congressistas com os radiologistas europeus é de suma importância, e o Dr. Baroni também fala sobre isso: “Esse é um evento que traz a experiência de vários colegas da Europa, de diferentes países europeus, junto com radiologistas brasileiros de renome. Então a importância deste curso é que o radiologista consiga obter, em um apenas um dia de aula, conteúdo ao mesmo tempo atualizado teórico, mas com grande ênfase na discussão de casos. 

Vale lembrar que as vagas são limitadas, inscreva-se já!