11 de setembro de 2025 - Gustavo Cardozo

Atlas da Radiologia Brasileira 2025 será lançado no CBR25

Com o objetivo de reafirmar o compromisso com a valorização da radiologia e o avanço da saúde no Brasil, o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) lançará no 54º Congresso de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR25), o Atlas da Radiologia Brasileira. Os dados e os perfis traçados sobre a especialidade estarão compilados neste grande estudo. 

O Atlas da Radiologia Brasileira 2025 é uma investigação fundamentada em dados provenientes dos sistemas de informação das áreas de saúde, demografia e infraestrutura. Seu referencial foi construído com base em literatura médica e de gestão do setor, além de outros estudos prévios realizados pelo Colégio.

O objetivo do estudo é traçar características, perfis e a distribuição dos médicos especialistas em Radiologia no Brasil, além de descrever a oferta de equipamentos, serviços e exames de diagnóstico por imagem nos setores público e privado da saúde. O Atlas traz um panorama aprofundado sobre a radiologia e o diagnóstico por imagem no Brasil. 

Fique por dentro das redes sociais do CBR, nos siga no Instagram Facebook e LinkedIn

A publicação do CBR levantou dados sobre certificados em áreas de atuação e programas de aperfeiçoamento reconhecidos pela entidade, por meio do sistema do sistema ICase. Além disso, foi usado como base populacional os dados fornecidos pelo Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com data de referência em 1º de julho de 2024. Já os números referentes aos beneficiários de plano de saúde, foram extraídos das bases públicas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), com data de referência em dezembro de 2024. Os números dos equipamentos de diagnóstico por imagem (mamógrafo, raio-X, tomógrafo computadorizado, equipamentos de ressonância magnética e ultrassonografia) foram obtidos por meio do Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde do Brasil (CNES), com data de referência em dezembro de 2024. 

No documento elaborado pelo Colégio, diversos dados foram trabalhados e exibidos como gráfico e tabelas. Conheça alguns temas: distribuição de médicos radiologistas de acordo com sexo; distribuição de médicos radiologistas segundo idade e sexo; médicos radiologistas segundo natureza da escola de graduação de medicina; distribuição de médicos radiologistas no Brasil segundo as unidades da Federação (UF); e muito mais. 

+Leia mais: Médicos no Sertão: CBR promove a sua primeira ação social no interior da Paraíba

Este é o terceiro grande estudo que o CBR divulga ao longo de sua trajetória. Em 2018, foi lançado o primeiro deles, o ‘Perfil do Médico Radiologista no Brasil’, e em 2022 o CBR divulgou novamente o ‘Perfil do Médico Radiologista no Brasil’, com dados atualizados. Assim como as outras duas edições, o Atlas será uma publicação muito importante para nossa especialidade e estará disponível em breve para acesso no nosso site, através do link abaixo: