A Abertura do 54º Congresso Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR 2025), em Curitiba, contou com uma ampla programação científica, lançamento do Atlas da Radiologia no Brasil 2025, homenagens a personalidades do setor e das sociedades médicas. O evento, que acontece até sábado (20/09) no Up Experience, em Curitiba (PR), reúne mais de 3.000 médicos, 400 palestrantes nacionais e 25 conferencistas internacionais.
Para o presidente do Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR), Rubens Chojniak, o Atlas é resultado de um esforço coletivo, com foco no levantamento de informações de fontes oficiais e de confiança, além de uma análise rigorosa. “Esses dados organizados ajudam a mapear o cenário da radiologia brasileira e são subsídios importantes não só para a especialidade, mas também para os gestores, que conseguem tomar decisões mais acertadas”, pontuou.
A edição do Atlas 2025 foi apresentado pela presidente do Conselho Consultivo, Cibele Carvalho. “É uma obra que reafirma nosso compromisso com a valorização da radiologia e o avanço da saúde no Brasil. Desde 2018, essa iniciativa tornou-se uma fonte confiável de dados em sites e análises, culminando com duas publicações posteriores. Hoje, o Atlas é uma ferramenta para a compreensão dos desafios e oportunidades que envolvem o setor, permitindo uma análise criteriosa das condições atuais e um planejamento estratégico”, ressaltou.
O Atlas da Radiologia no Brasil apresenta uma visão panorâmica acerca das desigualdades regionais no acesso ao serviço de diagnóstico por imagem, a concentração de equipamentos de alta tecnologia em determinadas regiões e a disparidade na distribuição dos especialistas no país. Essa edição conta ainda com uma iniciativa inédita, a inclusão da Pesquisa de Percepção, que buscou compreender questões que impactam diretamente a rotina de trabalho dos médicos radiologistas. O Atlas está disponível no site do CBR.
Formação e conectividade – Chojniak destacou ainda em sua fala o papel atuante do CBR na formação médica de qualidade, na produção editorial e científica, na edição de diretrizes dentro da especialidade e também na acreditação.
O diretor científico do congresso, Maurício Zapparoli, agradeceu a ampla participação no evento e também a interação entre as diferentes sociedades médicas.
Homenageados – As sociedades homenageadas durante o CBR 2025 foram o Colégio Interamericano de Radiologia (CIR) e a Sociedade Italiana de Radiologia Médica (SIRM).
Entre as personalidades, o médico uruguaio Carlos Carnelli e o médico Francesco Giganti, do Reino Unido, receberam o título de Membro Honorário.
Já a Medalha de Ouro foi entregue a médica Radiá Pereira dos Santos e ao médico Arnolfo de Carvalho Neto. O título de Mérito Editorial foi entregue a médico Edson Marchiori.
Veja as fotos do lançamento
Crédito: CBR
Crédito: CBR
Crédito: CBR
Crédito: CBR
Evento: 54º Congresso Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR25)
Data: 18 a 20 de setembro
Local: Curitiba/UP EXPERIENCE (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300
Bloco da Reitoria – 2º andar)
Imprensa – _360º Comunicação Integrada (jornalista Vanuza Borges) – 43 9 9920 – 5465