2023-12-28 17:06:03 - 24

CBR alcança todos os objetivos na área científica em 2023 

“Tivemos um ano muito produtivo, com grandes conquistas para o CBR e o para os radiologistas. Encurtamos as distâncias e expandimos as fronteiras da radiologia brasileira”, diz o Dr. Ronaldo Baroni, Diretor Científico do CBR”

O Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) encerra o ano de 2023 com diversos objetivos alcançados na área científica. Durante o ano, a Comissão Científica do Colégio conseguiu implementar novos projetos, além de progredir e consolidar várias atividades educacionais e científicas que já estavam em andamento.  

Congresso Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR23)

O principal evento da área científica e do Colégio foi o CBR23. O congresso aconteceu de 12 a 14 de outubro, no Windsor Oceânico, na Barra da Tijuca-RJ. Ao todo foram mais de 1300 atividades científicas entre cursos de atualização, hot topics e boards multidisciplinares, entre outros. Além de quatro arenas, cinco cursos intensivos de ultrassonografia, um curso intensivo de densitometria óssea, três cursos gratuitos e um público recorde de 3500 congressistas e mais de 1200 residentes e estudantes de medicina. Foram mais de 300 palestrantes nacionais e 30 palestrantes internacionais, representando diversas sociedades parceiras do CBR. Nesta edição ainda aconteceram o ll Simpósio de Qualidade e Gestão de Clínicas, dois cursos de Assistência à Vida em Radiologia (AVR), a já tradicional Maratona Brasileira de Radiologia (em um novo formato, com residentes e radiologistas participando em equipes), além da 1ª Corrida e Caminhada do CBR e da Festa de Confraternização dos congressistas. O Dr. Ronaldo Baroni, Diretor Científico do CBR fala sobre os resultados do CBR 23: “O Congresso foi um sucesso tanto de público como de crítica, muito bem avaliado pelos congressistas, palestrantes e patrocinadores, e estamos planejando um congresso ainda melhor no CBR24 em Salvador”. 

A união e esforço do CBR, AMB e CFM fez a diferença no arquivamento do PL 2987/2019

CBR ESOR Asklepios Chest 2023

O Curso CBR ESOR Asklepios é uma parceria entre o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) e Escola Europeia de Radiologia (ESOR). As aulas aconteceram nos dias 24 e 26 de agosto, nas cidades de Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA), respectivamente. Neste o ano, o curso voltou a ser presencial e foi focado em radiologia torácica, com a participação de cerca de 60 alunos em cada uma das cidades-sede. O Dr. Baroni também falou sobre o curso e parceria com o ESOR: “O curso foi um sucesso, reforçou nossa colaboração com a Sociedade Europeia de Radiologia, e vamos certamente adotar um formato ainda melhor no ano que vem”.

Legenda: Dr. Ronaldo Baroni - Diretor Científico do CBR
Crédito: CBR

Atualiza 23 – Circuito Nacional da Radiologia

Esse foi o principal evento do CBR no primeiro semestre. O Atualiza 23 - Circuito Nacional da Radiologia aconteceu durante os dias 31 de abril e 1ª de maio. O evento foi realizado no formato 100% online e com objetivo de promover a atualização dos profissionais do segmento de forma teórica e prática. “O Atualiza cresceu de tamanho, em número de cursos, em participação de radiologistas do Brasil e do exterior, e se consolidou como o maior evento hands-on online de atualização do mundo. Isso é uma conquista para o CBR”, conta o Dr. Baroni. O Atualiza contou com 27 cursos de 12 subespecialidades radiológicas, na sessão de abertura, tivemos a maratona do Atualiza com a participação de 14 sociedades estaduais e de destacados radiologistas brasileiros que atuam no exterior, além da palestra do então Presidente da Sociedade Europeia de Radiologia, Dr. Adrian Brady. 

Webinars

Os webinars já são atividades consolidadas do CBR. São seminários online e ao vivo, sempre abordando um tema específico da radiologia, muitas vezes com abordagem multidisciplinar e participação de sociedades médicas parceiras do Brasil e do exterior. Diferentes assuntos são discutidos, com profissionais de referência nacionais e internacionais. O Dr. Ronaldo Baroni fala sobre os sucessos dos seminários neste ano: “Nós expandimos os webinars para outras áreas, como para o ensino da graduação, que foi nosso primeiro webinar do ano”. O Diretor científico do Colégio ainda completou falando sobre o slogan das atividades científicas deste ano: “Também expandimos fronteiras, lembrando que ‘encurtando distância e expandindo fronteiras’ foi o slogan de todas as atividades científicas do CBR em 2023, não somente do Congresso Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem”. 

Durante este ano, diversos seminários tiveram participações de sociedades internacionais radiológicas. Segundo o Dr. Baroni “Essa é uma forma de aproximar o CBR de outras renomadas entidades e de radiologistas fora do Brasil, assim como reforçar a representatividade do Colégio como órgão oficial da radiologia brasileira”. 

Além dessa aproximação com órgãos internacionais, os webinars também tiveram uma expansão em seus temas, com nove temáticas diferentes abordadas durante todo o ano de 2023. 

Fique por dentro das redes sociais do CBR, nos siga no Instagram Facebook e LinkedIn

SIGs

SIGs é a sigla de Special Interest Groups. São encontros mensais para discussão de casos clínicos entre instituições e público de radiologistas e residentes em diferentes especialidades radiológicas. Neste ano eles foram repensados e passaram a ter um público maior, despertando ainda mais interesse de radiologistas de todo o país; algumas edições ainda contaram com participações de sociedades internacionais, por meio do “CBR Convida”. 

Outras ações 

O CBR On oferece cursos 100% online que abrangem as subespecialidades e temas de interesse de residentes, aperfeiçoandos e de profissionais já experiente da radiologia e diagnóstico por imagem, que buscam atualização e educação continuada. Em 2023, a área científica do CBR lançou o CBR On de graduação, com um conteúdo totalmente dedicado a alunos de medicina. O conteúdo do CBR On está disponível na escola digital e é gratuito para o associado quite. 

A Comissão Científica do Colégio também esteve presente em cinco capítulos do Livro de medicina geral da Associação Médica Brasileira (AMB). O Dr. Ronaldo Baroni fala sobre o novo livro da AMB: “É um livro novo, que teve a participação de renomados radiologistas ligados ao CBR, com cinco capítulos dedicados à radiologia e diagnóstico por imagem”. 

Expectativas para 2024

Em 2024, o slogan das atividades científicas será “a radiologia do futuro, agora”. O Dr. Baroni fala sobre esse lema e as expectativas da área científica para 2024: “Nós pretendemos manter e expandir as atividades que já temos, mas investir para que elas cresçam em público, em abrangência, qualidade e representatividade. O doutor completou dizendo: “Vamos trazer o que há de mais atual na radiologia atual, e as perspectivas da radiologia do futuro”.

Coleção CBR

A série CBR de livros, que serve de fundamento para as provas de título de especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem e para as residências médicas da área, passará a se chamar Coleção CBR, a ser composta por novos volumes abrangendo toda a área de Radiologia e Diagnóstico por Imagem. A coleção já começou a ser desenvolvida neste ano e será lançada durante o CBR24, em Salvador-BA.

Por fim, o Diretor Científico do CBR adianta que 2024 será de realizações científicas muito importantes para o associado CBR. O Atualiza24 deve ter novos cursos, que irão mostrar as tendências mais importantes das diversas especialidades radiológicas, e uma maior participação internacional. Vale lembrar que o evento acontecerá de 5 a 7 de abril de 2024. Já o CBR24 manterá uma grade científica atual, multitemática e inclusiva, com novos cursos, novas atividades hands-on e maior participação internacional no evento, além do aumento do número de arenas e de atividades culturais, esportivas e sociais.