A cerimônia de assinatura do convênio aconteceu no dia 16 de novembro de 2022, na sede do CBR, em São Paulo (SP) e contou com a presença do Dr. Valdair Muglia – Presidente do CBR; Dr. Rui Gilberto Ferreira – Presidente da SBUS; Dr. Bernardo Tessarollo – Primeiro secretário do CBR; Dr. Rubens Chojniak – Primeiro tesoureiro do CBR; Dr. Aldemir Soares – Diretor de Relações Institucionais do CBR; Dr. Harley de Nicola – Coordenador da Comissão Nacional de Ultrassonografia (CNUS); Dr. Waldemar Naves do Amaral – representante do Conselho Consultivo da SBUS e o Dr. Mauricio Saito – Conselho Fiscal Presidente da SBUS.
O convênio celebra o fortalecimento da representatividade da Ultrassonografia no País e a partir de agora, as entidades médicas caminharão juntas na organização da prova de Título de Especialista com Atuação em Ultrassonografia que acontece anualmente.
Pelo acordo, a SBUS participará da Comissão Nacional de Ultrassonografia (CNUS) do CBR, indicando 3 membros. Além das inúmeras atividades referentes à prática da US no país, a
Comissão também atua nas provas de titulação, realizadas pelo CBR, em conjunto com a AMB, conforme mencionado.
O convênio prevê, ainda, a cessação das tentativas de transformação da Ultrassonografia em especialidade e de qualquer tipo de exame na área de ultrassonografia, não aprovado por meio da Comissão Mista de Especialidades (CFM/ AMB/ MEC).
As entidades reconhecem os enormes desafios e ameaças à prática da Ultrassonografia no país e atuarão, unidas, pelo seu desenvolvimento e fortalecimento, visando o benefício de todos que a utilizam e especialmente, dos pacientes.
O contrato foi construído e chancelado junto com os Conselhos Consultivos das duas entidades, formado por seus ex-presidentes.
Os associados do CBR poderão futuramente acessar os termos do convênio no site o CBR, na área restrita aos membros (Espaço do associado).