2019-03-14 19:29:59 - 8

CBR no Congresso Europeu de Radiologia

Muitas atividades e novas parcerias marcaram a participação do Colégio nesta edição

O European Congress of Radiology (ECR) é um dos maiores e mais importantes eventos mundiais da especialidade e, este ano, aconteceu de 27 de fevereiro a 3 de março. A ESR, presidida por Lorenzo Derchi, anunciou um recorde de público, com participação de um total, no local, de 30.259 participantes, sendo 23.239 participantes inscritos, incluindo um número recorde de 14.602 palestrantes, o que representa um aumento de 5% em relação ao ECR 2018 e um total de 8.637 participantes que são colaboradores das empresas da área de imagem que foram expositoras no evento.
Entrada ECR 2019 - Crédito da foto: Divulgação
Além disso, a plataforma de streaming ECR Online contou com 7.020 espectadores registrados que não estavam presentes no local do evento. O ECR 2019 caracterizou-se pela celebração do 25º aniversário do congresso realizado em Viena, que acontece na cidade desde 1991. O CBR, como representante da Radiologia brasileira e parceiro da ESR, esteve presente e realizou diversas atividades importantes, reafirmando a importância da entidade no Brasil e no mundo. O CBR teve um estande para atendimento com disponibilização de materiais de divulgação, como um folder, para reforçar a comunicação a respeito do Congresso Brasileiro de Radiologia (CBR19), que ocorrerá em Fortaleza, de 10 a 12 de outubro quando receberá 10 dos melhores palestrantes do ECR 2019 numa parceria inédita. “O Brasil será o primeiro país do mundo a receber o ‘Best of ECR’”, afirma Dra. Maria de Fátima Vasco Aragão, segunda-secretária do CBR, que trabalhou juntamente ao Dr. Manoel Rocha, ex-presidente do CBR, e ao Dr. Alair Sarmet Santos, atual presidente, para que essa parceria fosse firmada.
Estande do CBR no ECR 2019 com a Dra. Adonis Manzella, Coordenadora do Curso AVR, Dr. Valdair Muglia, diretor científico, Dr. Alair Sarmet Santos, presidente do CBR, Dra. Teresa Santos, membro da Comissão de Proteção Radiológica do CBR, Dra. Maria de Fátima Vasco Aragão, Suzana Bonolo, diretora executiva do CBR, e Dr. Henrique Carrete Junior, ex-presidente do CBR e atual presidente do CIR
CBR e ESR: parceria de sucesso Este ano a ESR lançou uma iniciativa chamada ESR Connect, a qual tinha como objetivo divulgar entrevistas gravadas com participantes de várias nacionalidades durante o evento. Os diretores do CBR foram convidados para serem entrevistados representando o Brasil. Os temas abordados foram o convênio entre o CBR e a ESR, o primeiro “Best of ECR” que será no Brasil durante o Congresso Brasileiro de Radiologia (CBR19) em Fortaleza e interações entre as duas sociedades. A entrevista foi ao ar no sábado, dia 2 de março, durante o congresso e transmitida em vários monitores de vídeos espalhados por todo o ECR.
Entrevista para ESR Connect
No sábado, dia 2 de março, também ocorram importantes reuniōes  com  a  ESR. A primeira do dia foi realizada com a diretora do European School of Radiology (ESOR), Dra. Valerie Vilgrain, na qual foram definidos os últimos detalhes do Curso ESOR 2019 no Brasil, mais um fruto dessa parceria. O ESOR 2019 ocorrerá em agosto, nas cidades de Porto Alegre e Rio de Janeiro, e terá a Neurorradiologia como tema. Na ocasião foi escolhida o tema de Imaginologia Torácica para 2020, com as cidades ainda em definição. Também foram discutidas algumas possibilidades de aumentar o intercâmbio entre as duas instituições. Aconteceu também uma reunião com a diretoria da ESR, representada pelo Prof. Dr. Bernd Hamm, presidente do Conselho, Michael Fuchsjager, chefe do comitê de relações internacionais e vice-presidente eleito, Boris Brkljačić, presidente eleito, Martina Szucsich, secretária, e Peter Baierl, diretor executivo. Foi aprovado o programa de aulas do “Best of ECR 2019” e ficou acertado de se avaliar conjuntamente a edição do evento logo após o Congresso Brasileiro de Radiologia (CBR19). A ESR informou que o próximo “Best of ECR” será no Canadá.
Reunião da diretoria da ERS com a diretoria do CBR
Uma promoção do Congresso Brasileiro de Radiologia com o “Best of ECR” foi preparada para o período do ECR, com descontos exclusivos para todas as categorias de participantes, a qual foi prorrogada para até o dia 15 de maio. Acesse o site congressocbr.com.br para fazer a sua inscrição. Parcerias internacionais Entre as atividades com este foco foi realizada uma reunião com a Federação das Associações de Radiologia da Argentina (Faardit), com a presença do presidente da entidade, Dr. Carlos Cardiel. Na ocasião ficou acertada uma cooperação entre as duas instituições, com envio de professores para os Congressos Brasileiro e Argentino de 2020. Além disso, os associados da Faardit receberam desconto para inscrição no Congresso Brasileiro de Radiologia (CBR19).
Reunião da Diretoria do CBR e a Federação das Associações de Radiologia da Argentina (Faardit)
Também foi realizado um encontro com a BRICS Association of Radiology (BAR), uma entidade que reúne as sociedades nacionais de Radiologia do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul e que, no futuro, deverá ser uma das mais atuantes na área. “Discutimos as atividades práticas desta aliança e como torná-la mais abrangente, incluindo outros países, conforme proposta apresentada pelas sociedades da África do Sul e defendida pelo CBR”, conta Dr. Valdair Muglia. Ao final, foi combinada uma nova reunião em três meses, a qual será realizada de forma online e discutirá novas propostas neste sentido, após verificação com as respectivas diretorias.
Encontro com a BRICS Association of Radiology (BAR)
Já com a Sociedade Portuguesa de Radiologia e Medicina Nuclear, representada por seu próximo presidente, Dr. Antonio Madureira, foi reafirmada a parceria com o CBR. O Colégio enviará representantes para dar aulas no curso de Imagem Geniturinário da SPRMN, que ocorrerá de 9 a 11 de maio, na cidade do Porto.
Encontro com a Sociedade Portuguesa de Radiologia e Medicina Nuclear
Proteção Radiológica No dia 27 de fevereiro foi realizada a comemoração dos cinco anos do Eurosafe Imaging, com a presença do Prof. Dr. Afshin Gangi, um dos fundadores, e Prof. Dr. Boris Brkljačić, representando a ESR. O Prof. Dr. Donald Frush, coordenador do Image Gently, participou como convidado.
Monica Bernardo, membro da Comissão de Proteção Radiológica do CBR, Fátima Aragão, segunda-secretária CBR, Teresa Santos, membro da Comissão de Proteção Radiológica do CBR, o Donald Frush (Image Gently), Gui Frija (EuroSafe), Laura Bancroft (Image Wisely) Dolores Bustelo, presidente da SRP, e Valdair Muglia, diretor científico do CBR
Dr. Valdair Muglia, Dra. Maria de Rosario Perez, Dr. Alair Sarmet Santos
Outro encontro importante foi a reunião com a Sociedade Japonesa de Radiologia (JSR), com a aprovação da reunião ocorrida no RSNA em 2018 e sequência na assinatura de um convênio entre as duas entidades. “Em 2020 o CBR enviará dois representantes ao Congresso Japonês de Radiologia, de 9 a 11 abril, em Yokohama, para participação em palestras e outras atividades do congresso e, em outubro de 2020, dois professores japoneses virão ao Congresso Brasileiro de Radiologia”, destaca Dr. Alair Sarmet Santos.
Sociedade Japonesa de Radiologia (JRS)
Cerimônia de assinatura do convênio CBR-JRS (Sociedade Japonesa de Radiologia)
No decorrer do congresso, outra importante atividade com este foco foi a reunião com o Dr. Donald Frush, da Image Gently, com a presença de membros da diretoria do CBR e representantes da iniciativa na América Latina e no Brasil, bem como integrantes da Comissão de Proteção Radiológica do Colégio. Na ocasião foi decidido a unificação das diferentes iniciativas de radioproteção em desenvolvimento no Brasil e na América Latina, como LatinSafe, Image Gently e Image Wisely, sob a organização da Comissão de Proteção Radiológica do CBR. Comemoração dos 25 anos do ECR A Cerimônia de Abertura aconteceu no dia 27 de fevereiro com homenagens emocionantes com diversas homenagens aos médicos abaixo: Federico G. Lubinus (Colômbia) Michael G. Kawooya (Uganda) Vijay M. Rao (Estados Unidos) Anna-Maria Belli (Inglaterra) Luís Donoso-Bach (Espanha) Valentin Sinitsyn (Rússia) Regina Beets-Tan (Holanda) Nahum Goldberg (Israel) Paul S. Sidhu (Inglaterra) Houve, também, uma festa com o tema “Dançando com os Tubarões” que marcou os 25 anos do ECR em Viena. O ECR é o Congresso anual da Sociedade Europeia de Radiologia (ESR), que representa mais de 101.000 membros em todo o mundo. O ECR é um dos maiores congressos médicos do mundo, atraindo mais de 30.000 congressistas. Com 300 empresas em mais de 26.000 m2, sua exposição é também uma das maiores exposições médicas da Europa. ECR 2020 será de 11 a 15 de março de 2020 em Viena. Não perca o ECR 2020!!! Novidades desta edição O “The Cube”, espaço dedicado à radiologia intervencionista do ECR, que dobrou no espaço em comparação com o ECR 2018, registrou um aumento adicional na participação e interesse. Ao longo de quatro dias ofereceu apresentações interativas, desafios e questionários liderados por especialistas internacionais no campo da Radiologia Intervencionista (RI). As sessões oferecidas foram assistidas mais de 1.200 vezes, o que representa um incrível incremento de 50%. “Women in Focus” foi um dos destaques científicos da ECR 2019 e contou com quatro sessões sob a orientação do professor Lorenzo Derchi e do professor Hedvig Hricak, presidente do Departamento de Radiologia do Memorial Sloan Kettering Cancer Center, em Nova York. Para duas dessas quatro sessões, que giravam em torno de mulheres no setor de saúde e liderança feminina, os participantes tiveram que ser redirecionados para áreas de transmissão ao vivo dedicadas à medida que a Igreja atingia sua capacidade máxima.