2018-03-16 15:34:25 - 8

CBR participa da 92ª Reunião do COPISS

Realizada no dia 1 de março, a 92ª Reunião do Comitê de Padronização das Informações em Saúde Suplementar – COPISS, tratou de diversos assuntos de interesse do Colégio e das demais entidades presentes.

Um dos principais temas abordados no encontro foi “Requisitos de segurança e privacidade - Mecanismos de autenticação de beneficiário”. Em razão da demora de padronização de métodos de identificação dos beneficiários, as operadoras de saúde estão implantando e exigindo de alguns prestadores o uso de token, biometrias e/ou reconhecimento facial.

O CBR destacou que não deve haver custo para os prestadores, independente das soluções adotadas, e que tais soluções não podem aumentar o tempo de atendimento aos beneficiários. Foi reportado que já existem operadoras exigindo duas formas de identificação do paciente (Token e Biometria, por exemplo) e que isso traz impacto no atendimento. 

A Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) se responsabilizou, na ocasião, por trazer uma proposta de padronização em até 60 dias para encaminhamento do COPISS. Um mês antes deste prazo estipulado, a SBIS irá se reunir com as operadoras de saúde para analisar as experiências já implantadas de algumas operadoras.

Outro tema discutido na reunião foi “Denúncia das operadoras de saúde que não adotam o padrão TISS - Troca de Informações na Saúde Suplementar”. Dentro deste tópico, o CBR relatou que grandes operadoras não têm fornecido para os prestadores a opção de “Autorizador e Elegibilidade” via webservice e “Demonstrativos de Pagamentos e Glosas” no formato XML, itens do padrão TISS que possibilitam automação e redução de custos e glosas para as clínicas.

Foi sugerido à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) iniciar um processo de denúncia, ocultando o nome dos prestadores para preservá-los de possíveis retaliações. A ANS concordou e explicou que, a partir da denúncia, a operadora em questão receberá uma auditoria para comprovar que um grupo de prestadores selecionados pela Agência utilizam tais funcionalidades.

Está em discussão refazer uma consulta realizada em 2014 sobre adoção da TISS e repassar as respostas para a ANS, em forma de denúncia.

No que diz respeito ao Aprimoramento do Padrão TISS, foi apresentada a agenda 2018, composta pelos tópicos abaixo: 

    • Mecanismos de autenticação de beneficiário;
    • Fluxo de correção de informações – revisão processo de glosa;
    • Alteração do processo de cobrança para identificação unívoca de procedimentos cobrados e para vinculação de itens assistenciais aos procedimentos;
    • Identificação de atendimentos a gestantes e atendimentos de pré e pós-operatório;
    • Mensagem de auditoria;
    • Mensagem entre operadoras – compartilhamento do atendimento;
    • Adequação para contemplar programas de Promoção e Prevenção;
    • Mensagem para continuidade do cuidado.