Nos dias 29 e 31 de agosto, Porto Alegre e Rio de Janeiro receberam, respectivamente, mais uma edição do ESOR ASKLEPIOS International Course 2019, mais um fruto das excelentes parcerias internacionais do CBR. Abordando temas da Neurorradiologia, o curso proporcionou aos participantes, além do conhecimento teórico, o aprendizado prático, sendo que professores e alunos puderam interagir e discutir os casos apresentados.
Ministrado totalmente em inglês, contou com a presença de quatro palestrantes internacionais, sendo eles o Dr. Arnd Doerfler, da Alemanha, Dr. Sotirios Bisdas, da Inglaterra, Dr. Nicolas Menjot de Champfleur, da França, e Dr. Pedro Vilela, de Portugal.
Na ocasião, o Dr. Pedro Vilela destacou o elevado nível de conhecimento dos participantes. “Nós já sabíamos que iríamos encontrar pessoas com conhecimentos científicos na parte de Neurorradiologia acima da média. Isso com todos os grupos de diferentes profissionais, desde os residentes, os mais experientes, os fellows e os colegas especialistas que aproveitam esses cursos para fazer uma reciclagem dos seus conhecimentos. Neste sentido, o curso foi desenhado de forma a abranger alguns temas da Neurorradiologia durante as palestras iniciais, depois complementadas nos workshops com uma avaliação caso a caso. Tínhamos a preocupação inicial de que os casos deveriam ter diferentes níveis de dificuldade, para atingirmos cada um desses grupos”, explica.
Os doutores Leandro Lucato e Lívia Morais foram os convidados nacionais desta edição. “O curso foi extremamente proveitoso, com aulas teóricas de alto nível, discussões de casos muito bacanas, com participação intensa da plateia, bastante troca de informação e troca de casos. Uma experiência superpositiva e, sem dúvida, bastante enriquecedora para a Neurorradiologia brasileira”, salienta Dra. Lívia.
O evento foi realizado com o apoio das respectivas sociedades estaduais filiadas ao CBR. O Dr. Thiago Krieger, presidente da Associação Gaúcha de Radiologia, reforçou a importância do evento para os radiologistas do sul do Brasil, especialmente os gaúchos, e a contribuição para a saúde da comunidade. “Ficamos honrados por receber este curso em Porto Alegre, conhecido mundialmente por sua excelência, com professores internacionais com alta capacidade e experiência na sua área de atuação. Essa troca de conhecimento e o acréscimo de detalhes foram fundamentais para que nós, radiologistas, cada vez mais pratiquemos a boa medicina e ajudemos ainda mais a nossa comunidade”, afirma.
Já o Dr. Bernardo Tessarollo, presidente da Sociedade de Radiologia do Rio de Janeiro, destacou a tradição e os grandes nomes da Neurorradiologia no Rio de Janeiro, além dos benefícios de receber a edição do ESOR 2019. “Foi uma ótima oportunidade de aprendizado e para ter contato direto com professores de renome da Neurorradiologia europeia e brasileira, bem como de networking com eles e com os outros participantes. Certamente foi uma excelente experiência”, ressalta.
Sucesso entre os participantes, o curso agradou pela didática oferecida, além da abordagem prática. O neurorradiologista intervencionista, Dr. Rodrigo Tavares Brisson, conta que, em um primeiro momento, achou que poderia ter alguma dificuldade pelo idioma do curso. “Foi muito didático e, apesar de ser em uma língua diferente, o curso foi muito acessível, tranquilo e com professores excelentes”, conta.
A importância do conhecimento voltado para o dia a dia foi um ponto de destaque para a Dra. Cinthya da Costa Queiroz. “Adorei as aulas, pois são muito práticas e servem para aplicarmos o conhecimento adquirido no cotidiano, tornando o conhecimento técnico muito fácil”, conclui.
ESOR ASKLEPIOS International Course estará de volta em 2020. Acompanhe nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as atualizações!