2017-08-18 17:02:51 - 8

Conheça o novo mecanismo de busca do Programa QUALISS da ANS

O QUALISS visa estimular a qualificação de todos os prestadores de serviços de saúde (hospitais, clínicas, laboratórios e profissionais de saúde) na saúde suplementar e consiste na divulgação de atributos de qualificação previamente definidos de forma transparente e na avaliação da qualificação dos prestadores de serviços. Desse modo, o QUALISS aumenta a disponibilidade de informações para que beneficiários e sociedade em geral tenham mais poder de avaliação e escolha. Trata-se de uma iniciativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) de indução da melhoria da qualidade da assistência à saúde.

Em abril de 2017, a ANS divulgou, pela primeira vez, as informações de qualidade de todos os prestadores que participam do programa. Entre as instituições participantes, constam profissionais de saúde, clínicas, serviços de pronto-atendimentos, hospitais, hospitais dia, laboratórios e serviços de atenção domiciliar (homecare), oferecendo subsídios para que os usuários possam escolher e comparar os serviços. Parte dessas informações foi divulgada por meio de uma ferramenta de busca.

Profissionais de saúde A qualificação profissional divulgada (Título de Especialista, Residência, Mestrado, Doutorado e Pós-graduação lato sensu) inclui 35 mil profissionais de saúde, entre eles enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, médicos, odontólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais, e encontra-se disponível em listagem publicada no Portal da Agência na página do QUALISS. Recentemente, a ANS aperfeiçoou esse sistema de busca de qualificação dos prestadores de saúde. Entre as novidades estão a nova identidade visual, a interface e a inclusão de busca por instituições com núcleo de segurança do paciente ou que realizem um ou mais projetos de indução da qualidade: Parto Adequado, Idoso Bem Cuidado e OncoRede. Para acreditação, que é uma verificação externa para avaliar a qualidade da assistência por meio de um conjunto de padrões previamente estabelecidos, a partir de agora, o usuário poderá filtrar os prestadores acreditados por tipo de Acreditação: Padi, JCI, ONA 3, etc. Saiba mais em: https://goo.gl/g4wdLF