Criação do Grupo Brasileiro de Radiologia Torácica (GBRT)

O célere desenvolvimento tecnológico observado nas últimas três décadas proporcionou o surgimento de equipamentos de diagnóstico por imagem altamente sofisticados, capazes de produzir imagens que possibilitam estreita correlação morfológica com a macroscopia dos estudos anatomopatológicos. O exemplo desta evolução é a técnica de tomografia computadorizada de alta resolução, aliada às aquisições volumétricas através do sistema helicoidal de múltiplos detectores aplicado ao estudo do tórax, particularmente dos pulmões.

Ao decorrer destes últimos anos houve um aumento expressivo e o crescente do interesse da comunidade radiológica pela imagem diagnóstica do tórax com estímulo a vocação de jovens profissionais.

Paralelamente tem se observado a ampla divulgação da especialidade em cursos, jornadas e congressos, além de rica produção de excelentes publicações, em revistas nacionais e  internacionais de alto impacto, de estudos desenvolvidos pelos radiologistas torácicos em todas as regiões do nosso país que informalmente formaram um grupo bastante coeso e alinhado pelos mesmos ideais agregando a cada ano novos participantes. Desta forma a radiologia torácica brasileira vem ganhando notoriedade internacional, que possibilita constante intercâmbio com sociedades estrangeiras de grande destaque nesta área.

Diante deste cenário propusemos a criação de uma entidade formal, vinculada ao Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), como componente da Comissão Científica e com a marca fantasia denominada Grupo Brasileiro de Radiologia Torácica (GBRT). O GRBT terá como propósito integrar todos os profissionais radiologistas interessados pelas doenças torácicas e assim alavancar o desenvolvimento da especialidade no Brasil e obter representatividade institucional no exterior.

No último dia 10 de outubro de 2019, durante o 48º Congresso Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR19), que aconteceu na cidade de Fortaleza (CE), o CBR representado pelos doutores Alair Sarmet Santos e Valdair Muglia, respectivamente presidente e diretor científico do Colégio, comunicou à comunidade radiológica presente na sala onde se realizava o programa de tórax a criação do GBRT que terá em sua composição diretiva os doutores: Arthur Soares Souza Júnior (coordenador),  Edson Marchiori (vice-coordenador) e Cesar A. de Araújo Neto (secretário).

Oportunamente será realizada ampla comunicação sobre critérios para integração dos interessados em radiologia torácica ao recém-criado GBRT.

Saudações cordiais,

Dr. Arthur Soares Souza Júnior
Coordenador do GBRT

Avatar

Escrito por

Andre Meyer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguês do Brasil
en_USEnglish es_ESEspañol pt_BRPortuguês do Brasil
Menu