2022-06-24 17:19:24 - 16

Curso de Gestão de Clínicas da ABCDI tem recorde de inscritos com foco em questões específicas do setor

Sucesso absoluto! Com recorde de inscritos, módulo 2 do Curso de Gestão de Clínicas da Associação Brasileira das Clínicas de Diagnóstico por Imagem (ABCDI) aconteceu nos dias 23 e 24 de junho, na sede da associação, em São Paulo (SP). Participantes destacaram a importância da abordagem de questões cruciais específicas do setor exclusivas do curso oferecido pela ABCDI.

“Nosso segmento é muito específico. Ao mesmo tempo em que [a clínica] é uma empresa, com determinado nível de faturamento, que produz e recebe dinheiro, como qualquer outra, ela presta atendimento médico. Ou seja, existe um trabalho ‘artesanal’, de acolhimento de pacientes, de conciliar o funcionamento empresarial com a lógica do funcionamento médico. É muito complicado, uma área muito específica. Então, se não nos fornecerem o conhecimento, os dados, exemplos, o benchmark específicos, ficaríamos perdidos”, analisou Leonardo Lobo Poncineli, médico radiologista sócio de uma clínica em Juiz de Fora (MG).

Cristiane Lasmar, administradora de um grupo de clínicas, também veio de Minas Gerais para fazer o curso. “Já faço os módulos do curso da ABCDI há muitos anos. São excelentes! São cursos em que a gente percebe que consegue levar muitas ferramentas novas para as empresas, para o nosso dia a dia de trabalho”, avaliou. “Para a mudança de cultura também, que é uma coisa muito interessante, já que a gente muitas vezes tem enraizado uma cultura antiga de administração”, completou ela, que atua em estabelecimentos na cidade de Lavras (MG).

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Módulo 2 do curso foi realizado nos dias 23 e 24 de junho; inscrições para os próximos módulos já estão abertas. Aproveite!

Poncineli acredita que não teria a capacitação adequada para preparar o crescimento de sua empresa em um curso de gestão sem o foco específico no segmento. “Em outros tipos de curso não exatamente voltados a clínicas de diagnóstico por imagem, o professor geralmente não entende nada da minha área, acredito que falaria coisas que não têm a ver com minha área e não serviriam muito para mim”, afirmou. Sobre o curso de Gestão de Clínicas oferecido pela ABCDI, ele avaliou: “É excelente. Sempre tenho vindo nesses cursos, a gente leva muita coisa para o nosso dia a dia. Os exemplos são diretos, são da nossa área mesmo, que é o que há de mais positivo”.

Cristiane Lasmar também disse que vai fazer os próximos módulos do curso da ABCDI. “Com certeza! As aulas são excelentes, estou muito satisfeita.” O Módulo 2 trouxe o tema “Modelo de Gestão Corporativa de Alto Desempenho para Clínicas”, com aulas sobre planejamento, LGPD, NPS, Centro Compartilhado de Serviços, Compliance e outras.

Gestão de Clínicas: preparação para um cenário de alta complexidade

Os professores do curso de Gestão de Clínicas oferecido pela ABCDI, Carlos Moura e Rodolfo Siqueira, são especialistas com larga experiência no mercado e atuação focada no segmento. “A diferença que a gente verifica com relação aos demais mercados é a alta complexidade do nosso segmento, pelas variáveis, como principalmente nosso cliente principal, que são as operadoras, cada uma com uma regra diferente. Para uma operadora eu tenho um parâmetro, como carteirinha ou pedido médico, precisa pegar autorização previamente; para outra, pode ser um padrão completamente diferente, após a negociação muitas vezes nem precisa pedir autorização do procedimento”, observou Siqueira, que é formado em administração e tem mais de 12 anos de experiência no mercado brasileiro de saúde suplementar.

“São muitos detalhes, até mesmo de negociações, por conta dessa alta complexidade. Em outros cursos, que não são direcionados ao segmento, vão falar coisas um pouco mais óbvias: ‘você tem que atender, você tem que faturar’. Na área de diagnóstico por imagem, a complexidade dificulta muito o controle, a informação. Então, esse controle, essas ‘pegadinhas’ que a gente enfrenta no dia a dia demandam cursos mais direcionados àquele assunto específico, ao nosso segmento de fato”, explicou o professor.

O Módulo 2 do curso de Gestão de Clínicas da ABCDI teve patrocínio da Solplac Energia Fotovoltaica. “Venho da área de gestão e vejo que muitas das ferramentas abordadas são de amplo conhecimento. Mas a forma com que são abordadas, o conteúdo que é abordado, para este segmento específico, são indiscutivelmente superiores a qualquer coisa que eu já vi. A grande sacada, o grande referencial é trazer um conceito de cultura e gestão para um segmento que pouco o utiliza”, analisou Diogo de Freitas Tolentino, representante da empresa. “O médico é preparado para cuidar de vidas e o que vem sendo feito neste curso de Gestão de Clínicas é exatamente trazer a cultura da gestão, do entendimento dos números, para que as clínicas, os sócios, tenham a visão macro de todo o cenário”, completou.

Tolentino ressaltou ainda que a Solplac patrocinou o curso porque uma gestão mais eficiente das clínicas está em consonância com os propósitos da empresa.  “A proposta de implantação de um sistema fotovoltaico para este segmento é extremamente interessante do ponto de vista de energia renovável, sustentabilidade, entre outros fatores, sendo o principal a economia. Temos um payback de quatro anos, aproximadamente, e depois disso a clínica só tende a lucrar. Então, é um cenário extremamente favorável, até pelo fato de reversão de capital. Ou seja, a partir do momento em que a clínica começa a economizar com a energia, pode reverter esse cenário econômico para investimentos em novas tecnologias, novos equipamentos, funcionários e outros fatores, para continuar tendo uma vantagem competitiva no mercado.”

Patrocínio

Contato:

Diogo Tolentino  
Diretor Geral     

Celular: (11) 97960-2500
E-mail: diogo@solplac.com.br

Aprenda a negociar de forma efetiva com as operadoras e aumente seus lucros

Quem quer melhorar a gestão de sua clínica e aumentar a lucratividade já pode se inscrever nos próximos módulos do curso de Gestão de Clínicas oferecido pela ABCDI. O Módulo 3 traz o tema “Aprendendo a Negociar de Forma Efetiva com as Operadoras de Saúde” e será realizado nos dias 4 e 5 de agosto, também na sede da associação, em São Paulo (SP).

“No segmento de saúde suplementar no Brasil, nos últimos 20 anos, devido à dificuldade de os gestores entenderem os riscos e impactos das negociações comerciais com as operadoras de saúde, as mesmas têm tirado proveito deste cenário. Além de não repor a inflação nos valores dos procedimentos, eles conseguem reduzir os valores com técnicas de negociações”, afirma Carlos Moura, que é administrador de empresas com MBA em TI pela USP e Curso Internacional de Desenvolvimento de Talentos Humanos pela Universidade Central da Flórida (EUA).

“Muitos serviços de radiologia e diagnóstico por imagem não possuem pessoas dedicadas, com perfil adequado e capacitadas para conduzir de forma efetiva as negociações comerciais com as operadoras de saúde. Historicamente, as clínicas focam nas negociações principalmente o valor do CH (AMBs) ou valor do UCO e Porte (CBHPMs), mas existem mais 20 pontos de negociação que precisam ser observados em cada negociação, que podem trazer grandes impactos financeiros, sendo muitas vezes maiores que o próprio valor do reajuste!”, diz o professor do curso de Gestão de Clínicas da ABCDI.

Carlos Moura também dá um exemplo do potencial de uma negociação mais efetiva com as operadoras: “Em nosso segmento, pequenas alterações de valores em exames de alto giro, mesmo em clínicas de pequeno porte, podem gerar um grande ganho ou uma grande perda financeira anual! Como por exemplo, uma variação no exame de Mamografia Digital de R$ 10,00 pode significar no final um ano um impacto de R$ 10.000,00 de lucro líquido!”.

As vagas são limitadas.

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