Curso “Gestão de Clínicas” aborda oportunidades e tendências do mercado da Saúde Suplementar, com participantes de todo Brasil

Atividade que foi destaque das ações educativas do CBR em agosto, volta a ocorrer nos dias 26 e 27 de setembro, agora com foco em negociação com as operadoras de saúde

O Curso “Gestão de Clínicas”, que já vem sendo realizado há alguns anos pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) e a Associação Brasileira das Clínicas de Diagnóstico por Imagem (ABCDI), ocorreu no mês de agosto, em Brasília, com o tema “Oportunidades e Tendências do Mercado da Saúde Suplementar”, com os instrutores Carlos Moura, assessor econômico do CBR, e Rodolfo Siqueira.

“O curso foi muito bom, abordando pontos de vista prático, administrativo e de gestão para as clínicas. Os colegas interagiram bastante com os instrutores, relataram seus problemas e dificuldades locais, o que deixou o curso muito dinâmico e interativo, como deve ser”, destaca Dr. Adelson André Martins, diretor da ABCDI.

Os instrutores trouxeram discussões atuais, abordando o panorama da medicina diagnóstica no Brasil, as principais normativas e pareceres, os números da saúde suplementar, uma ampla análise de mercado, a qual é fundamental para uma boa gestão, e as novidades e tendências do setor.

“Tivemos muitas discussões em relação às glosas e aos reajustes dos convênios, bem como do desrespeito à Lei 13.003/14 da ANS por parte das operadoras de saúde. Foi muito produtivo, pois os instrutores puderam orientar como as clínicas devem denunciar, como evitar retaliações e quais os cuidados que devem ser observados nos contratos”, acrescenta Dr. Adelson.

O curso reuniu participantes de todos os cantos do Brasil, como Acre, Amapá, Pará, Brasília (DF), Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, entre outros estados.

Para o Dr. Luciano Muniz, do Centro Radiológico Bragança, de Bragança Paulista (interior de São Paulo) entender a dinâmica do mercado da saúde suplementar, que é extremamente rápida, foi o que lhe motivou a participar do curso. “Eu precisava entender a mudança e a complexidade das tabelas de procedimentos médicos, a dinâmica de criação de novos padrões, como médico e dono de clínica, senti a necessidade de facilitar a negociação no mercado da minha atuação. Esse foi o meu primeiro contato com a área de gestão e eu vi que o quanto precisamos ser atuantes”, explica.

O médico, que vai participar também do segundo módulo do curso, ainda ressalta que o curso também foi uma oportunidade para conhecer e entender melhor a atuação do CBR e da ABCDI na defesa profissional dos radiologistas e das clínicas de diagnóstico por imagem. “Muitas vezes, por conta da rotina corrida, não usamos e não nos atualizamos sobre uma ferramenta que temos à nossa disposição como associado e ficamos muito desprotegidos”, complementa.

Para o instrutor e assessor econômico do CBR, Carlos Moura, é fundamental conhecer o mercado, suas mudanças e a necessidade na melhoria da forma de gestão. “É importante lembrar que o médico, quando decide ter uma clínica, ele torna-se um empresário. Neste momento, não basta delegar, é preciso entender o foco do mercado, as mudanças, as ameaças. O percentual de glosas no Brasil na saúde suplementar é de 6% de todo o serviço prestado. Esse é um dado alarmante, pois são investimentos e esforços perdidos, além do mecanismo e estrutura que a clínica dispõe para entrar com recurso. Antigamente era possível sobreviver com esse percentual, hoje não mais”, alerta.

Para proporcionar um nível ainda maior de conhecimento no tema, o Curso “Gestão de Clínicas” volta a ocorrer no mês de setembro, nos dias 26 a 27 de setembro, também em Brasília. Neste segundo módulo o tema será “Aprendendo a Negociar de Forma Efetiva com as Operadoras de Saúde”. Os participantes terão a oportunidade de aprender os caminhos para direcionar uma estratégia de negociação, se aprofundando em questões como estruturação da área comercial, negociação de reajuste, oportunidades e estratégias de negociação, formas de cobrança, ferramenta de priorização de agendamento, contratualização conforme a Lei 13.003/14, entre outros pontos.

Todas as informações sobre o curso estão disponíveis no site do CBR, assim como o ambiente de inscrição (https://cbr.org.br/educacao/gestao-de-clinicas/). Para inscrições múltiplas, contate o CBR/ABCDI pelo telefone (11) 3372-4566.

Avatar

Escrito por

Gabriela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *