2022-07-12 15:54:12 - 16

ECR 2022 terá homenagem a Manoel de Souza Rocha, ex-presidente do CBR

Ex-presidente do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), o professor Manoel de Souza Rocha será homenageado no Congresso Europeu de Radiologia (European Congress of Radiology - ECR) 2022, um dos maiores e mais importantes eventos mundiais da especialidade, que será realizado de 13 a 17 de julho, em Viena, na Áustria. Ele vai se tornar Membro Honorário da Sociedade Europeia de Radiologia (European Society of Radiology - ESR), responsável pelo congresso.

Manoel de Souza Rocha CBR radiologia radiologista ecr 2022

Manoel de Souza Rocha é professor associado de Radiologia da Universidade de São Paulo (USP). Formou-se pela Faculdade de Medicina da USP e fez residência em radiologia no Hospital das Clínicas de São Paulo. Trabalhando no maior hospital universitário do Brasil, foi responsável por introduzir a participação dos radiologistas nas reuniões da equipe multidisciplinar e hoje tem atividade educativa diária com os residentes de radiologia, cirurgia e gastroenterologia.

Atuou quatro anos como diretor científico e dois anos como presidente do CBR, entre 2017 e 2018. Nesse período, o CBR fez grandes esforços para oferecer atividades educativas a radiologistas de diversas regiões do Brasil e desenvolver novos métodos de educação online, com especial interesse no uso das mídias sociais. Como presidente do CBR, também tomou a iniciativa de estreitar o relacionamento com a ESR, o que resultou na honraria “Best of ECR”.

Desde o início de sua carreira profissional, o professor Manoel de Souza Rocha tem demonstrado grande interesse em ensinar estudantes de medicina. Essa devoção resultou no recebimento de mais de 20 Prêmios Anuais de Ensino. É Membro Honorário da American Roentgen Ray Society (ARRS), Sociedade de Radiologia do Piauí, Sociedade de Radiologia do Ceará, Sociedade de Radiologia de Pernambuco, e foi agraciado com a Medalha de Ouro do CBR.

Um dos pioneiros a trabalhar com tomografia computadorizada no país, ele é autor de mais de 100 publicações revisadas por pares, 50 capítulos de livros e dois livros sobre radiologia abdominal. Também coeditou cinco livros sobre radiologia e deu mais de 700 palestras no Brasil e em outros países, entre uma série de outros feitos.

Leia também: Defesa Profissional para fortalecer o trabalho do radiologista