fbpx

Iniciativa RadVid19, apoiada pelo CBR, divulga resultados obtidos em sua primeira fase

A RadVid19 divulgou recentemente os resultados da sua primeira fase. O CBR, como apoiador, está disseminando essa informação para que todos os radiologistas tenham acesso. Confira!

 

Sobre a RadVid19

A plataforma digital foi idealizada para coletar exames de RX e TC confirmados ou suspeitos de COVID-19. “Esta plataforma é um repositório de casos de COVID-19 no Brasil, feita por uma ação conjunta dos radiologistas brasileiros, e é aberta para aplicação de inteligência artificial com a finalidade de auxiliar o médico radiologista neste diagnóstico e, no caso de TC, de fazermos diagnósticos quantitativos do acometimento da doença”, explica Dra. Claudia da Costa Leite, Professora Associada do Departamento de Radiologia e Oncologia da FMUSP e Chefe do Ensino e Pesquisa do InRad.

Apoiada pelo CBR, a iniciativa conta com a participação de radiologistas de todo o Brasil para que a plataforma avance em seu propósito. Além dos radiologistas, especialistas da área de computação e exatas do Brasil poderão acessar. Em um primeiro momento são coletados casos e, depois de organizados e classificados, são disponibilizados para o desenvolvimento e validação de algoritmos.

Todo radiologista ou serviço que contribuir será incluído no site do projeto, que foi submetido à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP). O InRad, por meio do Centro de Inovação, é o responsável pela administração da nuvem e o CBR, por ser a entidade que representa a especialidade, apoia todo esse processo, incentivando a participação de todos os radiologistas nesse esforço conjunto.

“Esperamos que o Brasil seja capaz de desenvolver algoritmos próprios e não precise comprar este tipo de tecnologia de fora. É um grande desafio que acreditamos que nós, brasileiros, somos capazes de vencer”, completa Dra. Cláudia.

A partir do momento que a nuvem passa a funcionar e os casos são coletados, este mesmo modelo poderá ser utilizado para outros projetos de interesse dos radiologistas brasileiros.

“É compromisso do CBR atuar de forma conjunta com as instituições, unindo todos os radiologistas do Brasil em prol de ações envolvendo a luta contra a COVID-19. No caso do lançamento da plataforma RadVid19, cujo foco é pesquisa, a contribuição com a comunidade radiológica é de grande valor. Contamos com a participação de todos os radiologistas na utilização e disseminação de mais esta importante ferramenta”, conclui Dr. Valdair Muglia, diretor científico do CBR.

Avatar

Escrito por

Gabriela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguês do Brasil
en_USEnglish es_ESEspañol pt_BRPortuguês do Brasil
Menu