fbpx

Intervalo para agendamento e tempo médio para realização de exames de US

O Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), considerando a relevante demanda de instituições públicas e privadas sobre o tempo de intervalo mínimo para o agendamento de exames e o tempo médio para a realização de exames de Ultrassonografia, assim considerando ser notório que tanto o tempo médio para o agendamento de exames quanto aquele referente à realização de exames em Ultrassonografia depende de inúmeras circunstâncias variáveis e casuísticas, como a complexidade do exame, condições do paciente, estrutura do serviço, etc., recomenda que a Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM) sirva como referencial acerca do tempo de intervalo mínimo para o agendamento de exames e sobre o tempo médio para a realização de exames de Ultrassonografia.

A tabela pode ser consultada neste link: http://goo.gl/tQBWqm.

São Paulo, 14 de novembro de 2017

Diretoria do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem

Tag: , , , , , ,
Avatar

Escrito por

Thiago Braga

10 Comentários

  • A tabela e contraditoria no quesito relacionado ao exame obstétrico. A recomendacao de intervalo de exame e de tempo de exame é a maior do que o da maioria dos demais exames da tabela. Entretanto, ė um dos exame de menor remuneração pela CBHPM, se não o menor. A recomendação de tempo para o obstétrico de primeiro trimestre é de tempo menor do que o do segundo, mas a remuneracao e de mais de 100% do valor do obstétrico de segundo trimestre

  • No aparelho urinário penso que o tempo deva ser estendido porque há necessidade de sair da posição para esvaziar a bexiga. Homens com dificuldade de esvaziar a bexiga por vezes gastam mais de 5 minutos na tentativa de iniciar a micção.

    40901769 US – Aparelho urinário (rins, ureteres e bexiga) 15 10

    • Olá Victor,

      O esvaziamento vesical para cálculo do resíduo pós-miccional não é parte habitual do US do Aparelho Urinário – 4.09.01.76-9 e sim do US da Próstata (Abdome inferior masculino – 4.09.01.17-3). Apesar disso, recomendamos realizar o cálculo do resíduo pós-miccional nos casos em que seja especificado na solicitação do US do aparelho urinário; ou casos em que o quadro clínico do(a) paciente o justifique. O intervalo de agendamento proposto, assim como o tempo médio de exames devem ser entendidos apenas como uma referência, uma vez que cada caso varia para mais ou para menos, a depender de inúmeros fatores como condições do paciente (preparo, tipo físico, colaboração), complexidade de cada caso, experiência do médico, condições do serviço, equipamento utilizado, entre outros.
      Dr. Wagner Iared – Coordenador da Comissão de Ultrassonografia do CBR

  • Pergunta:

    O que significa US – Ultrassonografia diagnóstica – monocular ???
    O que significa US – Globo ocular – bilateral???
    Qual a diferença entre estes dois exames???
    O que deve ser caracterizado em cada um deles???

    40901530 US – Ultrassonografia diagnóstica – monocular 20 15

    40901017 US – Globo ocular – bilateral 15 10

    Obrigado

    • Victor,
      O objetivo do US do Globo ocular é avaliar tanto as estruturas e patologias da câmara anterior e câmara posterior, cristalino, retina, coroide, nervo óptico, parede do globo, além da cavidade orbitária, anexos oculares e da parede orbitária. O US do Globo Ocular – bilateral geralmente é realizado por radiologista ou ultrassonografista habilitado com transdutores lineares utilizados também para outras finalidades, como US da região cervical e US de articulações. A US diagnóstica – monocular é realizada por oftalmologistas especializados nesse tipo de exame e que fazem uso de equipamentos e sondas específicas, com frequências bem maiores, permitindo a realização de biometria precisa das estruturas do globo ocular que pode ser usada como referência para o planejamento de cirurgias oftalmológicas.
      Dr. Wagner Iared – Coordenador da Comissão de Ultrassonografia do CBR

  • Concordo com o Leonardo.
    Se se admite que o exame obstétrico demanda mais tempo, ou seja, trabalho, porque sua remuneração é tão baixa. Isso está causando uma evasão de médicos para realização deste exame. Gostaria de saber qual o procedimento para revisão da CBHPM

  • Acho desproporcional o valor que um convênio paga por um exame obstétrico. Exame que a cada dia aumenta as exigências, uma vez que o exame não é só biometria.
    Já que a tabela pode ser revista a qualquer momento. Esse exame deveria ser revisto bem como o valor da USG Morfológica que é vergonhoso diante de tantos detalhes a serem avaliados e a responsabilidade que o exame demanda.

  • Em virtude dos valores irrisórios pagos pelos convênios de saúde, na minha clínica somente realizamos exames particulares. Desde que tomei esta decisão, trabalho com mais tranquilidade e tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguês do Brasil
en_USEnglish es_ESEspañol pt_BRPortuguês do Brasil
Menu