A Maratona de Casos Radiológicos aconteceu na noite do primeiro dia do Atualiza25 (21 de março). O Dr. Maurício Zapparoli – Diretor Científico do CBR, Dr. Fernando Morbeck, Dr. Marcos Birelli, a Dra. Kamila Seidel e o Dr. Ronaldo Baroni, ambos membros da Comissão Organizadora da Maratona do Atualiza25, realizaram a apresentação e mediação da atividade.
O pódio do Maratona ficou assim:
Crédito: CBR
Participaram da atividade 10 sociedades estaduais. Cada sociedade teve cinco minutos para discussão e diagnóstico do caso previamente sorteado.
Cada apresentação foi avaliada por dois critérios:
• Qualidade do caso apresentado;
• Apresentação do Caso pelo debatedor representante da Sociedade
As avaliações foram realizadas pelo público espectador em tempo real e por uma Comissão Avaliadora Internacional convidada.
Confira os casos apresentados
O primeiro caso apresentado na maratona foi de uma paciente feminina de 16 anos, encaminhada para a investigação de nódulo hepático.
Crédito: CBR
Fique por dentro das redes sociais do CBR, nos siga no Instagram , Facebook e LinkedIn
O segundo caso da Maratona de Casos Radiológicos foi sobre um homem de 49 anos que começou com um quadro de febre e congestão nasal, depois evoluiu para mialgia e posteriormente uma dispneia, taquipneia e dessaturação.
Crédito: CBR
O terceiro caso foi de um paciente de 65 anos, que apresentava uma insuficiência cardíaca descompensada (ICD) por uma Fibrilação atrial de alta resposta ventricular em uso de anticoagulante.
Crédito: CBR
O quarto caso foi de uma paciente feminina de 61 anos, que apresentou vertigem persistente há 3 semanas, evoluindo com cefaleia de início súbito e progressiva.
Crédito: CBR
O quinto caso foi de uma paciente de 53 anos com nodulação na coxa direita, de aparecimento abrupto há um dia.
Crédito: CBR
+Leia mais: Médica que divulgou fake news sobre câncer de mama é interditada pelo CFM
O caso número seis era de um paciente de 6 anos que teve um pico febril, dificuldades de dieta via oral e episódios de vômitos e diarreia.
Crédito: CBR
O sétimo caso foi de um paciente masculino de 46 anos que foi submetido a uma tireoidectomia total por um microcarcinoma papilífero bilateral da tireoide, com comprometimento de linfonodos cervicais bilateralmente.
Crédito: CBR
O caso número oito foi de uma mulher de 43 anos que vem sofrendo há dois meses com tosse seca, dispneia e episódio de hipoxemia
Crédito: CBR
O nono caso foi de uma mulher de 57 anos que foi submetida a uma mastectomia esquerda e pesquisa de linfonodo sentinela para tratamento de carcinoma ductal invasivo (CDI).
Crédito: CBR
O último caso foi de um homem de 65 anos, com história de síncope mal-estar súbito em 2014 e foi solicitado um USG de abdome total.
Crédito: CBR