2024-02-26 18:39:29 - 8

Nota de Repúdio sobre a charge publicada na Folha de São Paulo (SP)

O Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) repudia veementemente a publicação da charge “Como se veste um estuprador” de Marília Marz veiculada na edição nº 34.688 – página 2 de 24 de fevereiro de 2024 (sábado), no jornal Folha de São Paulo (SP), que denigre a imagem dos médicos brasileiros.

Entendemos a importância da liberdade de expressão e do humor na sociedade, mas é inaceitável que profissionais dedicados à saúde sejam alvo de representações que desrespeitam a nobreza de sua profissão. A charge em questão não apenas perpetua estereótipos prejudiciais, mas também menospreza o trabalho e o comprometimento dos médicos no atendimento 24 por 7 em todo o país.

Reconhecemos a responsabilidade dos meios de comunicação em oferecer conteúdo que promova o respeito mútuo e a compreensão. A charge publicada na Folha de São Paulo não está em conformidade com esses princípios, e exortamos veementemente uma revisão crítica da abordagem editorial para evitar danos à reputação dos médicos.

O CBR permanece comprometido em promover a excelência na prática da Radiologia e da saúde como um todo. Solicitamos uma retratação imediata e uma reflexão responsável sobre a maneira sobre como somos retratados na mídia.