2023-05-24 17:05:45 - 24

O Programa Scholarship ESOR-CBR 2023, que conta com o apoio da Bayer, contempla os três ganhadores de bolsas de estudo na Europa

Nesta terça-feira, dia 23/5, aconteceu na sede do CBR uma cerimônia de entrega dos prêmios oferecidos pela Bayer aos contemplados com as bolsas de estudo do programa Scholarship ESOR-CBR, promovido pela European School of Radiology (ESOR) e pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), que oferece bolsas de estágio na Europa para três ex-residentes brasileiros selecionados através de processo seletivo definido pelas notas na Avaliação Anual de Residentes e Aperfeiçoando em 2023, e que passam por um processo seletivo pela ESOR para definição dos vencedores. Os Drs. Afonso Paranhos Silva Santos, Genival Viana de Oliveira Júnior e Leonardo César de Freitas Cayres foram os três primeiros colocados, cada um ganhando um estágio de três meses na Europa para aperfeiçoar seus conhecimentos em Radiologia.

A cerimônia foi realizada em formato híbrido na sede do CBR, na Avenida Paulista, em São Paulo (SP). Os radiologistas contemplados receberam o reconhecimento da Dra. Cibele Carvalho, Presidente do CBR, do Dr. Ronaldo Baroni, Diretor Científico do CBR; e das representantes da Bayer: Dra. Tatiana Azzi, Gerente Médica, e Gabriella Ruffato, Analista de Relações Médicas em Radiologia.

Os ganhadores terão a oportunidade de acompanhar um programa de residência altamente qualificado na Europa, indicado pela ESOR e na subespecialidade escolhida por eles.

O Dr. Genival Viana Júnior é de Arapiraca, cidade localizada no interior do estado de Alagoas (AL) e tem 29 anos. Ele é formado na Universidade Federal de Alagoas, realizou a residência médica no Hospital Albert Einstein em São Paulo (SP). Ele optou pela atuação no King's College Hospital, Londres, Reino Unido, na área de Neurorradiologia.

Legenda: Dr. Genival Viana Júnior durante o recebimento da bolsa de estágio e do certificado
Crédito: Comunicação e Marketing CBR

O Dr. Genival Viana Júnior fala sobre sua empolgação em saber que estava entre os três selecionados: “Fiquei muito empolgado de ser escolhido, realmente fiquei muito feliz.” O doutor complementa dizendo que essa experiência de ir a Londres será muito boa para vida dele: “É uma oportunidade incrível, acho que ir pra Londres, para o King's College London, que é uma instituição centenária, vai ser muito bom tanto pra minha vida quanto para o que eu quero trazer pro Brasil”. Genival ainda agradeceu a parceria entre as organizações: “Agradeço muito ao CBR, à Escola Europeia de Radiologia (ESOR) e à Bayer.

O Dr. Afonso Santos é de Ubatã, localizada no interior da Bahia (BA) e tem 28 anos. Ele é formado em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e realizou a residência médica na Associação e Hospital Beneficência de São Paulo (SP). Ele também optou pela atuação em Neurorradiologia, porém, ele realizará o estágio no Erasmus Medical Center, em Rotterdam, na Holanda.

Legenda: Dr. Afonso Santos durante o recebimento da bolsa de estágio e do certificado
Crédito: Comunicação e Marketing CBR

O Dr. Afonso Santos afirma estar muito feliz com o prêmio: “Muito feliz em ter sido contemplado pelo programa em parceria com a Escola Europeia de Radiologia, o CBR e a Bayer”. O doutor ainda falou sobre suas perspectivas dessa experiência: “Espero que com esse programa a gente consiga aprender bastante sobre radiologia, vivências e que essa troca seja muito positiva”.

O Dr. Leonardo César Cayres é de Araguari, no interior de Minas Gerais (MG), e tem 27 anos. Decidiu ir para o estado de São Paulo em busca de grandes centros médicos para atuação profissional e fez sua residência médica na Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto (SP). Ele optou pela atuação no King's College Hospital, Londres, Reino Unido, na área de Radiologia Torácica.

Legenda: Dr. Leonardo César Cayres durante o recebimento da bolsa de estágio e do certificado
Crédito: Comunicação e Marketing CBR

O Dr. Leonardo César Cayres conta seu objetivo de vida profissional: “O meu objetivo de vida é voltar para aquela região (de onde ele é) e trazer o conhecimento que eu adquiri”. O doutor conta que ficou muito feliz em disputar a vaga da bolsa de estudo na Europa: “Quando eu fiquei sabendo que eu tinha ficado entre os 40 do Brasil e iria poder disputar essa vaga na Europa, fiquei muito feliz e me dediquei”.

Ao final, a Dra Cibele e o Dr Ronaldo agradeceram o apoio da Bayer para este importante convênio estabelecido com a ESOR. Reforçaram que por meio da parceria será possível promover o programa de residência altamente qualificado na Europa aos três doutores contemplados e proporcionar de forma mais expandida os conhecimentos em radiologia e diagnóstico por imagem para a sociedade como um todo.