fbpx

Programa de Acreditação do CBR (Padi) completa três anos

O Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (Padi) do Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR) tem como proposta avaliar os serviços públicos e privados, por meio de critérios imparciais, em relação ao cumprimento de requisitos mínimos de qualidade, segurança e sustentabilidade. O programa contempla todo o processo de realização de um exame, desde o seu agendamento até a liberação do laudo ao paciente, considerando os principais aspectos relacionados, como: governança e gestão; infraestrutura, radiação e segurança; e apoio analítico.

O Padi foi estruturado com a participação de radiologistas de todo o país, além de ter sido embasado em uma consistente pesquisa sobre as experiências de sucesso de outros programas de acreditação no Brasil e no mundo. Possui como principal diferencial a avaliação técnica das imagens e laudos, em uma etapa precedente à auditoria presencial e processual, e pode ser aplicado em serviços de Densitometria Óssea, Mamografia, Medicina Nuclear, Radiologia geral, Radiologia Intervencionista, Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada e Ultrassonografia.

Atualmente, o Padi possui serviços acreditados em diferentes regiões do país, entre clínicas e hospitais de diversos portes, frente a um total de 56 inscritos no programa.

É válido destacar que, desde o seu lançamento em 2014, o programa tem aprimorado seus processos internos com o intuito de ser cada vez mais eficiente em suas atividades de avaliação, ao mesmo tempo em que se faz inclusivo aos diferentes níveis de serviços de Radiologia e Diagnóstico por Imagem existentes no país. As mudanças no programa vão desde o modelo de gestão e operação até os critérios e escores toleráveis de reprovação na avaliação dos exames enviados pelos clientes.

Um avanço que deve ser enfatizado é a conquista, em janeiro de 2017, da acreditação da Norma Padi pela International Society in Quality Healthcare (ISQua), única organização mundial a certificar as demais empresas acreditadoras e presente em mais de 100 países, em cinco continentes. É o mais importante reconhecimento no que se refere a acreditadoras na área da saúde. Receber esse selo permite considerar que o Padi está alinhado aos principais processos internacionais de avaliação em saúde, sendo validada sua metodologia aplicada.

A gestão do Padi, composta por interfaces médica e administrativa, é apoiada pela Comissão de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (Cadi). Este grupo é composto, majoritariamente, por médicos radiologistas que deliberam sobre as principais questões relacionadas ao programa, como por exemplo, a outorga da acreditação a um serviço avaliado. Os processos são sigilosos e os clientes abordados nas reuniões da Cadi são anonimizados, visando, especialmente, a imparcialidade na tomada de decisão. O principal intuito desta comissão é decidir coletivamente sobre o melhor andamento para o Padi, considerando o renome dos membros escolhidos e a experiência de mercado destes profissionais.

Tag: , , , , , , , , ,

Escrito por

Thiago Braga

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguês do Brasil