O Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), em celebração aos seus 75 anos e aos quase 130 anos da descoberta do raio-X, lança nesta semana um manifesto pela valorização da radiologia no Brasil. O documento, elaborado no escopo da campanha nacional “RAD é essência”, destaca a importância da especialidade na assistência ao paciente e clama por políticas públicas que reconheçam o papel essencial da especialidade no fortalecimento do sistema de saúde.
O manifesto do CBR lembra que, desde exames de rotina até a detecção precoce de patologias complexas, a radiologia integra e potencializa os resultados de diversas outras áreas médicas. Por isso, além de reconhecer a dedicação e expertise do médico radiologista, a campanha – que seguirá nas redes sociais e canais oficiais do CBR e parceiros ao longo do ano – também estimulará o envolvimento das diferentes áreas da medicina em torno de um atendimento integral e seguro ao paciente.
Diante da proximidade das Eleições 2024, o manifesto do CBR apela ainda para que os candidatos incluam em seus projetos de saúde políticas públicas que valorizem a radiologia. “A radiologia é essencial para a medicina e para a vida, e, portanto, necessita de incentivos para continuar proporcionando avanços significativos para a saúde de todos”, destaca o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem.
RAD É ESSÊNCIA: A campanha do CBR incluirá a divulgação de notícias sobre a importância da radiologia em sites de parceiros, por meio das redes sociais, e-mails institucionais e a realização de eventos como webinars, lives e audiências públicas com o envolvimento de autoridades. Estas e outras ações prevista para acontecer ao longo do segundo semestre visam sensibilizar a sociedade e os tomadores de decisão sobre a relevância da radiologia para a saúde pública e privada no Brasil.
CONFIRA A ÍNTEGRA:
Pela segurança do paciente e da assistência – Manifesto pela valorização da Radiologia no Brasil.