2020-10-09 17:48:01 - 11

SBP e CBR lançam campanha com foco na justificação de exames de imagem em crianças

Na semana em que o País comemora o Dia das Crianças (12 de outubro), a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em conjunto com o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), lança a campanha “Justifique!”, com o intuito de conscientizar os pediatras e demais médicos sobre a necessidade de cuidados especiais ao solicitar exames radiológicos, especialmente para crianças e adolescentes. Sob o slogan “Por mais proteção nos exames pediátricos de imagem”, a nova parceria das entidades tem como foco central ressaltar o princípio da justificação, que consiste na avaliação reflexiva e criteriosa do médico ao indicar a realização de exames diagnósticos de imagem (raios-x e tomografia computadorizada). Nesse sentido, conforme ressalta a presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva, a campanha visa orientar os especialistas brasileiros a estarem ativamente engajados em duas ações práticas que promovem maior proteção radiológica para os pacientes pediátricos. “Primeiro, queremos reforçar a necessidade de ponderar criteriosamente ao pedir o exame. O entendimento atual nos indica que os exames de imagem apenas devem ser solicitados quando há justificativa plausível e fundamentada; O segundo aspecto é destacar a importância do pediatra expressar claramente a indicação clínica no seu pedido, uma vez que essa descrição contribui para a adequação da técnica empregada tanto na tomografia quanto nos raios-x”, informa. JUSTIFICAÇÃO – Segundo explica a dra. Dolores Bustelo, referência em radiologia pediátrica no Brasil, o princípio da justificação é parte integrante da iniciativa “Boon Call For Action”, um compilado de ações recomendado oficialmente pela Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a partir de 2017, como referência para o desenvolvimento de planos para melhorar a proteção radiológica em medicina na próxima década (2020-30). CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS PRINCÍPIOS DO BONN CALL FOR ACTION “O princípio da justificação é parte central dessa lista de ações e estabelece que qualquer prática em saúde deve ser empregada apenas quando os benefícios para o paciente são consideráveis e superam os riscos implicados. Sem dúvida alguma, tanto a tomografia quanto os raios-x são exemplos de avanços das ferramentas da saúde, que já salvaram milhares de vidas. No entanto, os seus usos não podem ocorrer de maneira corriqueira e inexpressiva. Esses instrumentos diagnósticos devem ser solicitados somente se realmente necessários”, salienta. CONGRESSO CBR – Na última quarta-feira (8), durante uma das sessões online do 49º Congresso Brasileiro de Radiologia, a presidente da SBP apresentou de forma exclusiva aos radiologistas e demais médicos participantes a logo oficial da campanha “Justifique”. Na oportunidade, o presidente do CBR, dr. Alair Augusto dos Santos, enfatizou a relevância fundamental do assunto e elencou algumas das ações organizadas pelo Colégio nos últimos anos em prol da proteção radiológica. “Estamos imensamente felizes em poder atuar ao lado da SBP em favor das crianças e dos adolescentes. Vamos ecoar as recomendações sobre a necessidade de atenção individualizada e de adequar a prescrição a cada paciente. Essa conscientização é fundamental aos dois especialistas (radiologistas e pediatras) e inclusive abre a possibilidade de diálogo entre os profissionais para discutir qual exame é mais indicado ou como obter o resultado desejado", disse. CONTINUIDADE DE AÇÕES – Em 2018, a SBP também firmou parceria com o CBR no lançamento da campanha “Image Gently Brasil”, cuja função era informar de modo amplo sobre vários temas inerentes à realização dos exames de imagem (raios–x e tomografia). A iniciativa foi iniciada localmente pela Sociedade Paranaense de Pediatria (SPP) e abraçada nacionalmente pela SBP e CBR. Do mesmo modo, dando continuidade às ações pela proteção radiológica de crianças e adolescentes, a campanha “Justifique!” conta com o apoio institucional da SPP e do Image Gently Brasil.