2023-01-19 18:12:01 - 8

A importância do protocolo de segurança na realização de exames de ressonância magnética

A ressonância magnética possui diversos pontos que necessitam de atenção, no que diz respeito à segurança de operadores, pacientes e acompanhantes na realização do exame.

Em virtude de o campo magnético ser muito forte, pacientes ou acompanhantes que possuam alguns dispositivos metálicos ou eletrônicos, como por exemplo, marcapassos não-compatíveis, clipes de aneurisma cerebral antigos, fixadores ortopédicos externos, não podem realizar o exame.

É importante ressaltar que, todos os pacientes que serão submetidos ao exame de ressonância magnética devem, obrigatoriamente, responder ao questionário especialmente elaborado, com questões sobre a presença de material metálico fixou e/ou móvel no corpo, tais como próteses, marcapasso, piercings, etc. A partir dessa triagem, o paciente é orientado quanto à retirada dos materiais metálicos não compatíveis e o motivo da proibição do porte ou uso destes, em razão da força do campo magnético.

Os acompanhantes também devem, obrigatoriamente, responder aos mesmos questionários dos serviços, atender as orientações dos colaboradores e respeitar todo o protocolo de segurança. Isso inclui a sinalizações nos setores, avisos de segurança e a proibição de material não-compatível na sala de exames.

É preciso atenção na portabilidade dos equipamentos. As unidades disponibilizam armários para que os objetos pessoais sejam guardados durante a estadia e realização do exame. Ao chegar à unidade, entre em contato e solicite à recepção.

As tatuagens, ricas em componentes de ferro, também merecem atenção, pois podem gerar artefatos que anulam o sinal magnético, prejudicando a análise regional. Além disso, alguns componentes das tinturas podem absorver o calor gerado no exame, levando em última análise, ao surgimento de queimaduras locais.

O exame de ressonância magnética é muito seguro, desde que os devidos cuidados sejam tomados previamente à sua realização.

Conte com o CBR!