Ultrassonografia é destaque na grade de cursos do CBR19

Hands On em Ultrassonografia Geral e Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia, além do Curso Intensivo de Atualização em Ultrassonografia do Sistema Musculoesquelético ainda têm vagas disponíveis

Os frequentadores do Congresso Brasileiro de Radiologia (CBR19) consideram este um tradicional evento da especialidade, principalmente por sua rica programação científica. Este ano, além das aulas com renomados professores nacionais e internacionais, inclusive por conta da iniciativa Best of ECR, da European Society of Radiology, que trará importantes professores europeus ao Brasil, o evento contará também com uma excelente grade de cursos, que oferecerão, além da teoria, o ensinamento prático.

Entre os destaques estão os cursos Hands On de Ultrassonografia Geral e de Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia.

Ambos serão oferecidos em dois módulos, sendo “Doppler das Carótidas e Artérias Vertebrais” o tema do primeiro módulo de Ultrassonografia Geral e “Ultrassonografia da Parede Abdominal” o do segundo módulo.

O coordenador do curso, Dr. Wagner Iared, reforça que o Hands On do CBR19 será eminentemente prático, deixando mais tempo para que os alunos possam treinar a aquisição das imagens das estruturas de interesse com suas próprias mãos. “Vamos abreviar a introdução teórica e orientar os professores a priorizar e estimular os alunos a adquirirem eles próprios as imagens. Como sempre surgem alguns pontos de atenção ou dificuldades, os professores vão orientar até o ponto de, literalmente, se for o caso, pegar na mão do aluno. Como sempre, contamos com a parceria dos melhores fabricantes que vão disponibilizar equipamentos excelentes, com os presets e transdutores mais adequados para as demonstrações, além de modelos com tipo físico e preparo adequado à avaliação de interesse”, comenta.

Já os módulos de Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia serão “Avaliação Ultrassonográfica dos marcadores de Aneuploidias no primeiro trimestre. Como realizar e como interpretar” e “Dopplervelocimetria para avaliação da vitalidade fetal: Como realizar e como interpretar”.

O coordenador deste curso, Dr. Sergio Kobayashi, revela que a expectativa é de aprendizado num ambiente leve e descontraído. “O Hands On de Obstetrícia e Medicina Fetal abordará dois temas muito relevantes na prática diária. Teremos a participação de importantes professores na área de Medicina Fetal. Toda a equipe estará à disposição para tirar dúvidas e mostrar como os exames podem ser realizados e interpretados, num clima bastante informal e descontraído”, afirma.

Compondo a coordenação com o Dr. Sergio, o Dr. Benito Ceccato ressalta a importância da interação entre professores e congressistas durante o curso: “Os participantes do congresso, além da programação científica cuidadosamente preparada pelo CBR e a apresentação dos melhores temas do European Congress of Radiology (ECR), poderão aprender durante os hands on com interação direta com a plateia, esclarecendo dúvidas e demostrando como fazer e o que é importante observar no exame. É uma oportunidade única para atualizar e aprimorar seus conhecimentos”, conclui.

Além dos cursos anteriormente citados, a grade do CBR19 também oferecerá um Curso Intensivo de Atualização em Ultrassonografia do Sistema Musculoesquelético, sob coordenação dos doutores Everaldo Gregio Junior e Ronaldo Magalhães Lins. Também compõem a grade os cursos: AVR, Bi-Rads®, Li-Rads®, Pi-Rads® e o Simpósio SBNR – Avaliação por Imagem no AVC Isquêmico Agudo, todos com abordagem Hands-On.

O Congresso Brasileiro de Radiologia (CBR19) acontecerá no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, de 10 a 12 de outubro. Garanta sua participação por meio do site congressocbr.com.br.

Avatar

Escrito por

Gabriela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *