06 de junho de 2018 - Thiago Braga

Desafio na gestão de clínicas

Como aumentar a efetividade da relação comercial com as operadoras e garantir a sustentabilidade do negócio

Estabelecer um plano de negociação no segmento de Medicina Diagnóstica no Brasil não é uma tarefa simples. O conhecimento necessário é amplo e exige uma análise cuidadosa do mercado para obter os resultados desejados.

O modelo de gestão baseado apenas no aumento de volume de exames produzidos já não atende mais, por isso se faz necessário um plano de gestão comercial eficiente, bem como um estudo sobre os players do mercado. Além disso, é fundamental compreender o cenário atual de normas impostas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para as fontes pagadoras e como isso pode ajudar na implantação de processos para um acompanhamento por meio de relatórios, indicadores e análises que permitam boa negociação entre as clínicas e as fontes pagadoras, com tomada de decisões assertivas.

Outro ponto desafiador para gestores de clínicas e serviços de Diagnóstico por Imagem é mensurar e analisar corretamente as informações financeiras dos estabelecimentos. Atualmente, apenas ações de redução de custos não é sinônimo de rentabilidade para as clínicas.

É fundamental desenvolver e apurar um plano de investimento, entendendo conceitos importantes de viabilidade e retorno dos investimentos a partir de indicadores financeiros como Payback, Pay Back Descontado, TIR (Taxa Interna de Retorno) e VPL (Valor Presente Líquido).

Trabalhar com indicadores que possibilitam compreender a rentabilidade de cada procedimento e de cada operadora e, a partir daí, estruturar um modelo de negócios identificando quais são os preços possíveis de praticar para cada procedimento é o caminho para quem busca melhores práticas e, consequentemente, sustentabilidade.

Atenta aos desafios do segmento, a ABCDI convida a todos os interessados a participarem do Curso de Gestão de Clínicas 2018, que será realizado nos dias 28 e 29 de junho (1º Módulo) e 20 e 21 de setembro (2º Módulo), em Belo Horizonte.

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