26 de setembro de 2019 - Thiago Braga

Fórum Nacional de Defesa Profissional do CBR reúne instituições envolvidas no Ato Médico do Médico Radiologista no Conselho Federal de Medicina em setembro

Realizado no dia 20 de setembro e transmitido ao vivo pelo grupo Acontece no CBR do Workplace, o Fórum Nacional de Defesa Profissional do CBR reuniu diversos órgãos e instituições para discutir temas importantes e atuais para os médicos Radiologistas e do Diagnóstico por Imagem.

Sob coordenação da Dra. Cibele Alves de Carvalho, diretora de Defesa Profissional do CBR, o evento foi mais um marco nas inúmeras iniciativas do CBR no campo da Defesa do Médico Radiologista, pela sua realização emblemática no auditório do Conselho Federal de Medicina, com a presença de Conselheiros e de representante da   Associação Médica Brasileira.

Dra. Cibele, em sua apresentação inicial, contou que a ideia de realizar este fórum foi consolidada assim que o Dr. Alair Sarmet Santos assumiu a presidência do CBR, junto com os alinhamentos feitos durante a primeira reunião de 2019 da Comissão de Defesa Profissional e ABCDI. Além disso, reforçou aos colegas a importância de lutar pelo seu valor.

“Existe uma sensação de desânimo diante de tudo o que sofremos nos últimos anos, tanto em relação às inúmeras determinações do Governo Federal quanto aos desafios do mercado e as operadoras, que desejam mudar a forma de remuneração do médico enquanto alcançam lucros milionários. Nosso trabalho tem muito valor e não podemos perder esse foco”, enfatizou.

A Palestra de Abertura foi realizada pelo Dr. Robert Janett, professor da Harvard Medical School e executivo da Cambridge Health Alliance, e teve como tema “Modelo de sucesso da Cambridge Health Alliance no cuidado de mais de 100.000 pacientes com resultados comprovados na redução de custos e aumento da qualidade assistencial com uso de Atenção Primária à Saúde”.

“Essa é uma excelente oportunidade para mim, para conversar com especialistas sobre a necessidade de reformar o sistema de saúde baseado na Atenção Primária, e especialistas frequentemente não conhecem nosso campo e nem os seus benefícios, por isso essa iniciativa do CBR permite-nos engajar em um bate-papo, no começo de um diálogo futuro”, afirmou Dr. Robert Janett.

Além disso, Dr. Janett acrescenta que em razão da fragmentação do Sistema de Saúde brasileiro, é preciso incorporar modelos de integração vertical. “A Radiologia não é maioria, a Atenção Primária não é maioria, hospital não é maioria, por isso temos que integrar em um continente todos esses componentes. O sistema que existe agora depende que o paciente seja o próprio mensageiro e isso tem que ser quebrado. É preciso implementar sistemas de comunicação e coordenação entre os médicos para melhor colaborar com os pacientes, eles têm doenças crônicas e não aguda, e isso representa o acompanhamento do paciente por longo prazo. É preciso outra estrutura de sistema, outros comprometimentos, outras habilidades, e por isso este evento foi uma delícia para mim, pois começamos aqui este processo”, concluiu.

Após a palestra de abertura teve início a primeira mesa-redonda do evento, com o tema “Relação das Operadoras de Saúde e Prestadores”, abordando tópicos como garantia dos direitos dos beneficiários em relação à rede contratada e a ameaça de descredenciamento como estratégia de negociação para redução de valores, sob moderação da Dra. Cibele Alves de Carvalho e participação do representante e gerente da ANS, Gustavo de Barros, e do Superintendente do Procon RJ, Douglas Leonard Queiroz Pessanha.

Já o tema da segunda mesa-redonda foi “Como Evitar a Precarização da Saúde Suplementar no Brasil”, na qual foi discutido  o desenvolvimento de protocolos médicos para melhor orientação dos tratamentos, atenção primária à saúde como forma de prevenção e redução de sinistralidade e prontuário eletrônico com foco na melhoria do atendimento aos pacientes, com moderação da Dra. Alexandra Monteiro, primeira-secretária do CBR, e participação da Dra. Miyuki Goto, como representante da AMB, e Dr. Salomão Rodrigues, conselheiro no  CFM.

No período da tarde, após o intervalo, a terceira mesa-redonda tratou sobre um tema muito atual e que tem sido amplamente discutido: “A Telerradiologia e o mercado de trabalho”. O debate abordou tópicos como Garantias para o cumprimento da Resolução CFM 2107/2014; a Telerradiologia quando a distância não é o fator crítico; A valoração do trabalho; e Como evitar leilão de preços e a concorrência desleal.

As discussões tiveram início com uma breve apresentação da Dra. Cibele Alves de Carvalho, que apresentou a Resolução de Telerradiologia CFM 2107/2014, e uma contextualização da moderadora, Dra. Alexandra Monteiro, primeira-secretária do CBR e representante do Dr. Aldemir Soares, Coordenador da Câmara Técnica de informática em Saúde e Telemedicina do CFM, da qual também faz parte. Participaram desta mesa o Dr. Salomão Rodrigues e Dra. Miyuki Goto.

“Eu coordeno a Comissão de Telerradiologia do CBR desde 2009. O Dr. Fernando Moreira, que era presidente do Colégio na época, foi  pioneiro e inovador, vislumbrando que a tecnologia como é hoje seria inexorável na prática também da saúde. Há dez anos o Colégio antecipou esse cenário porque o mundo já migrava nesse caminho. E hoje estamos na sociedade digital”, ressaltou.

Na mesa-redonda seguinte foram abordados os “Aspectos Legais de Terceirização dos Médicos Radiologistas”, que discutiu a jurisprudências em relação ao item e também as diferenças entre terceirização ou pejotização, bem como o aspecto da legalidade. Esta discussão foi moderada pelo Dr. Alan Skorkowski, da Assessoria Jurídica do CBR, e teve a participação do Dr. Turíbio de Campos, advogado e representante do CFM, e do Dr. Guilherme de Moura, advogado e representante da AMB.

Por fim, a última mesa-redonda abordou o “Futuro da Saúde no Brasil” e propôs reflexões sobre mudanças de lei para garantir direito dos beneficiários e prestadores, projetos de leis para priorizar implantação do prontuário eletrônico e revisão do sistema SUS. O debate foi moderado pelo Assessor Econômico do CBR, Carlos Moura, com participação do Dr. Alair Sarmet Santos, presidente do Colégio, e Napoleão Salles, da Assessoria Parlamentar do CBR.

Não conseguiu acompanhar ao vivo? A gravação continua disponível no Workplace, no Grupo Acontece no CBR. Não deixe de conferir!

Homenagem

O Fórum Nacional de Defesa Profissional do CBR foi marcado por uma importante homenagem ao Dr. Aldemir Humberto Soares, ex-presidente do CBR, em razão do seu último dia como representante da Associação Médica Brasileira (AMB) no Conselho Federal de Medicina (CFM). O presidente do CBR, Dr. Alair Sarmet Santos, juntamente com a diretora de Defesa Profissional, Dra. Cibele Alves de Carvalho, e a primeira-secretária, Dra. Alexandra Monteiro, entregaram a ele uma placa com os seguintes dizeres:

O Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem agradece ao conselheiro Aldemir Humberto Soares por todos os anos prestados na representatividade dos médicos da Radiologia e do Diagnóstico por Imagem perante o Conselho Federal de Medicina, e Associação Médica Brasileira.”