2022-05-25 15:03:21 - 16

A importância da Engenharia Clínica na radiologia e diagnóstico por imagem

Por Luís Ronan Souza – diretor da ABCDI

A Engenharia Clínica exerce um papel fundamental em serviços de radiologia e diagnóstico por imagem no objetivo de otimizar a gestão, reduzir os altos custos de manutenção e aumentar a vida útil dos equipamentos.

O engenheiro clínico é aquele especialista, com formação em engenharia elétrica ou engenharia mecânica, que se dedica à questão da manutenção dos equipamentos. Ele controla as manutenções periódicas, faz checagem dos filtros, por exemplo, dos exames de ultrassom, cuida dos equipamentos de ultrassom, das bobinas de ressonância, da limpeza, checa se a limpeza está sendo feita corretamente.

Para aumentar a qualificação no setor, a Associação Brasileira das Clínicas de Diagnóstico por Imagem (ABCDI) acaba de lançar um curso de Engenharia Clínica com vagas gratuitas para associados. Indicado a encarregados e engenheiros responsáveis pelos contratos de manutenção das clínicas e serviços, o curso aborda, de forma prática e objetiva, temas relevantes do dia a dia, com foco em otimizar a gestão dos equipamentos.

As aulas são 100% online, com cerca de 2 horas de duração. Os participantes recebem certificado. O conteúdo é apresentado por especialistas com larga experiência no mercado e ligados a empresas parceiras. Traz diversas recomendações para aumentar o tempo de vida útil dos equipamentos, além de possíveis ferramentas futuras e noções iniciais do setor de qualidade/acreditação. As inscrições estão abertas. Portanto, aproveite agora mesmo!

O curso de Engenharia Clínica oferecido pela ABCDI aborda os seguintes temas:

“Prolongado a vida útil das bobinas de Ressonância Magnética”, é o assunto de aula de José Salas Martim, engenheiro eletricista formado pela UNESP e pós-graduado pela FAAP com especializações na Alemanha, Estados Unidos e Japão. Atua na área de Ressonância Magnética desde 1992, passando por empresas como Shimadzu, Marconi, Picker e Philips.

“Como preservar o seu Cold Head?” é o tema abordado por Wilson Santana, especialista com quase 30 anos de experiência em Refrigeração Criogênica para Ressonância Magnética e fundador da Cryo.

“Manuseio e limpeza e transdutores de Ultrassonografia” é questão de aula com Carlos Eduardo, especialista de Aplicação Clínica US Philips, especialista em equipamentos de ventilação mecânica e ultrassom diagnóstico.

Carlos Moura discorre sobre “BI de equipamentos radiológicos e manutenção”. Ele é administrador de empresas com MBA em TI pela USP e Curso Internacional de Desenvolvimento de Talentos Humanos pela Universidade Central da Flórida. Possui amplo conhecimento do mercado brasileiro de medicina diagnóstica. É assessor econômico do CBR e sócio da Moura Assessoria.

“Manutenção de bombas injetoras” é o tema da aula de Aratuza Nascimento. Ela atua como Clinical Support Specialist – Radiology na BAYER. É formada em biomedicina pela PUC-GO, especialista em Imagem pela Faculdade Unyleya, especialista em Gestão de Qualidade e Acreditação da Saúde – IPOG. Possui MBA Executivo em Liderança e Gestão.

Marina Rume Syngo, da Siemens, apresenta a aula “As vantagens da central de comando remoto em ressonância”. Formada em física e engenharia, ela tem experiência de 10 anos no mercado de IT Healthcare com foco em implantação de projetos, escopo e arquitetura de soluções. Fornece gerenciamento de produtos para soluções de saúde de TI.

A sétima e última aula aborda “Normas PADI que envolvem infraestrutura e engenharia clínica”. O professor é Ruy Guimarães, coordenador do Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (Padi), do CBR, diretor Clínico do Hospital Centro Médico de Campinas e coordenador da Comissão de Laudos do CBR.

Para inscrições e mais informações sobre o curso, acesse: